Eneagrama na prática: como a técnica mudou a vida das pessoas

É muito simples contar para você como o Eneagrama é uma técnica excelente de autoconhecimento que ajuda as pessoas a se desenvolverem. Realmente é, mas palavras não significam nada sem ações. Por isso é fundamental aprender e aplicar a técnica na prática, só assim ela te ajudará a percorrer todos os caminhos de desenvolvimento da melhor forma possível. 

Para você entender como é a prática do Eneagrama no dia a dia daqueles que resolveram iniciar essa jornada do autoconhecimento, eu conversei com pessoas de todos os tipos do Eneagrama e perguntei a elas como a técnica mudou a vida de cada um! Olha só o que elas disseram:  

Tipo 1 – Camila Rocha 

“O Eneagrama me fez parar de julgar as pessoas pelo que elas aparentam ser e me ajudou a entender que todo mundo tem uma motivação e passou por experiências na vida. Eu parei de apontar os erros das pessoas e, principalmente, parei de ser tão autocrítica. Depois do Eneagrama percebi que existe um motivo para eu ser assim, pensar desta forma e que tudo bem. Não tem problema eu errar isso não me faz menos ou mais do que ninguém. O Eneagrama mudou, também, meu relacionamento familiar e com pessoas mais próximas, pois passei a entender que todos são diferentes“. 

Tipo 2 – Giovana Anzelotti  

“Conhecer o Eneagrama e descobrir o meu tipo foi fundamental para meu autoconhecimento. Foi incrível como pude me descobrir, enxergar novos caminhos e possibilidades e, além de tudo, conseguir entender e me relacionar melhor com as pessoas. Meu pensamento antes, durante e após o curso, foi de como todo mundo deveria conhecer o Eneagrama, porque assim poderiam se entender melhor e entender melhor os outros tambémHoje, consigo identificar formas diferentes de lidar com diversas situações e isso é ótimo!” 

Tipo 3 – Edgar Vilas Boas 

“O Eneagrama me proporcionou um autoconhecimento que me fez entender melhor as minhas reações em conflitos e situações do dia a dia. Geralmente eu me anulava em situações de muito estresse e agora isso ficou muito mais claro para mim. Também ajudou a potencializar minhas características, como a questão da adaptabilidade, que eu percebi que é algo que faz parte de mim e que eu vou usá-la para o bem”. 

Tipo 4 – Kamila Collanieri 

“Depois do Eneagrama eu consegui ficamais equilibrada e perceber quando estou atingindo o buraco. Eu consegui identificar quando estou afundando no meu 4 e me forçar a subir. Não fico mais presa àquela sensação ruim do 4, já consigo me reerguer e me identificar melhor”.  

Tipo 5 – André Godoy 

Eu sempre tive uma percepção, uma curiosidade em entender porque eu sou como sou, algumas ações que eu tomava ou tinha dificuldade em tomar, muitas vezes eu achava que era comigo o problema. Eu me via, também, como um cara muito sonhador, porque eu passava a maior parte do tempo planejando e imaginando coisas que eu nem sempre executava. Ao descobrir o meu tipo e meus instintos, mudou a minha vida da água para o vinho. Eu consegui me entender, me aceitar, vi que não há nada de errado com o jeito que eu sou e isso faz parte, é onde eu me sinto bem. Ajudou, também, na minha vida profissional, aprendi a lidar melhor com a minha equipe, e a pessoal, com minha família, para aprender a colocar em prática meus planejamentos 

Tipo 6 – Rodolfo Encinas 

“Através do Eneagrama cheguei à conclusão de que cada indivíduo é diferente e tem motivações diferentes. Percebi que não tenho que julgar, mas sim aceitar, respeitar a trajetória dele, como ele chegou até ali e os motivos dele estar concordando ou discordando de mim, por exemplo. Nesse ponto, o Eneagrama me deu ferramentas para que, através de bastante autorreflexão, eu pudesse entender o outro e, principalmente, me compreender primeiro para poder me colocar na posição do outro“. 

Tipo 7 – Silvana Carias 

“A principal mudança foi que eu adquiri uma percepção de como eu sou e que isso não tem problema. Comecei a perceber que tudo que eu faço tem um motivo por trás. Antes eu só fazia, hoje eu penso os motivos de eu ter tomado determinada atitude. Isso me ajudou muito a lidar comigo mesma, com alguns vícios e a lidar com outras pessoas. Minha relação familiar melhorou muito e com pessoas próximas também, porque passei a entender a motivação do outro e não só apontar o dedo. Há todo um contexto por trás que está influenciando as pessoas a serem de determinada maneira e isso mudou minha vida. Nem me lembro de como eu era antes do Eneagrama, porque ele influencia totalmente em todas as minhas decisões”. 

 

 

Tipo 8 – Flávio Andrade 

“Por ser tipo 8, sou muito explosivo e eu achava que as pessoas tinham que ser iguais a mim. O Eneagrama me ajudou a perceber que, o que eu vejo nos outros é na verdade o que eu espero deles e não a realidade. Me ajudou a aceitar melhor como as outras pessoas são e me aceitar do jeito que eu sou também. Com o Eneagrama eu aprendi como trabalhar os pontos necessários para eu me tornar cada vez mais uma pessoa melhor”. 

Tipo 9 – Thaís Cardoso 

“O Eneagrama me ajudou muito, principalmente na minha área profissional, porque eu tenho que lidar com muitas pessoas. Como um tipo 9, eu tentava evitar conflitos, mas percebi que é preciso aprender a lidar com os conflitos e com os diferentes tipos de personalidade”. 

Percebe como o Eneagrama age de maneira parecida e ao mesmo tempo diferente na vida de cada um? A maioria respondeu sobre autoconhecimento, compreensão do próximo e melhora nos relacionamentos, mas cada indivíduo, com suas particularidades e tipos, enxergaram e aplicaram a técnica da maneira que acharam ser a melhor.  

E você? O Eneagrama já mudou sua vida ou ainda não teve a oportunidade? Se você quer entrar nessa jornada para se tornar o melhor do seu tipo, ainda dá tempo. Cada dia é uma nova oportunidade de melhorar! 🙂  

Compartilhe!

Alessandra Tavares
Alessandra Tavares
Graduada em psicologia pela UFSCar e pós graduada em Gestão Estratégica de Empresas pela Unicamp. Certificação Internacional em Coaching, Enneagram Professional Training Program (EPTP), Eneacoaching ®, DISC, Assessment Comportamental (IBC). Atuação em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como Cosan/Raízen e Whirlpool. Especialista em processos de desenvolvimento humano aplicado à diversos contextos.

Os comentários estão encerrados.

WhatsApp chat