O Eneagrama e Harry Potter

Qual será o tipo de personalidade do Eneagrama dos personagens de Harry Potter? Fizemos esse post especial com a nossa análise sob o olhar do Eneagrama dos tipos de personalidade de Harry, Rony, Hermione, Voldemort, Dumbledore, Sirius, Lupin e Snape.

Cuidados na análise dos personagens

O estudo do Eneagrama permite caminhar para o desenvolvimento se aproveitando das qualidades de cada tipo e encontrando equilíbrio. A ideia de estereotipar e colocar numa caixa com x y z características para o tipo tal, não é o intuito do Eneagrama e nem o nosso aqui. Dito isso, vale ressaltar que personagens de um seriado que ainda está ao ar podem apresentar várias características distintas em momentos diferentes, portanto vamos falar com base no que acreditamos ter maior recorrência.

Lembrando também que o Tipo do Eneagrama tem a ver com a motivação e, como a motivação é algo interno, só a pessoa é capaz de identificar o tipo dela.

O Eneagrama e Hermione Granger

“Espero que estejam satisfeito com o que fizeram. Podíamos ter sido mortos, ou pior… expulsos!” – Hermione Granger. Já deu para ter uma ideia do seu tipo de personalidade por essa frase? Quem mais poderia estar mais preocupado em ser expulso da escola por fazer algo errado, do que em morrer?

As características do Tipo 1 em Hermione.

Ela mesma, Hermione, uma tipo 1 Asa 2 com instinto social dominante (1W2 SO). Começando com o que nos leva a crer que Hermione seja uma tipo 1. Ela é a bruxa mais brilhante da sua idade, se destaca na sala de aula e por isso algumas pessoas pensam nela como tipo 3, mas ela faz tudo de acordo com o que ela acha ser correto e não para ganhar o primeiro lugar além de não mostrar a adaptabilidade do tipo 3.

Ela quebra as regras, mas quando ela começa a fazer isso, ela pontua: “isso vai quebrar umas 15 regras”. Não se sente bem quebrando as regras, mas quando acredita que é por um bem maior ou quando vê alguma situação que ela acredita ser injusta, quebra as regras num piscar de olhos. “Empolgante, não é? Quebrar as regras?”, disse quando criou a Armada Dumbledore, pois estava indignada com a professor Umbridge que não estava ensinado Defesa Contra a Arte das Trevas propriamente.

O Tipo 1 com asa 2 (1w2) em Hermione

O subtipo 1W2 também é chamado de “Advogado”. É aquele que advoga em defesa dos outros, no que ele acredita ser correto para defender um ideal. Hermione tem muito claro o que ela acredita ser certo e errado e advoga a favor de Harry e de quem mais ela acredita estar do lado certo.

O Tipo 1 com Instinto Social dominante

O tipo 1 com instinto social dominante é aquele que tem a mentalidade professoral, que quer ensinar às pessoas a como se portarem para que o mundo seja perfeito. Sem sombra de dúvidas, Hermione ensina muito a Harry e Ron, começando com: “você está falando errado, não é Leviosá, é Leviousa”. O Tipo 1SO às vezes mostra um certo tom de arrogância por acreditar que sabe mais que os outros. Em “As Relíquias da Morte” Ron diz “você é brilhante!” e ela replica algo como : “ainda se surpreende?”.

Além disso, a paixão da Ira no subtipo 1SO acaba se transformando em frieza. Existe um distanciamento entre o tipo 1 e a outra pessoa com quem ele está bravo ou chateado como se esperasse que o outro fosse descobrir. Esse espaço é dado para que ele encontre a oportunidade certa para dizer o que ele quer dizer para a pessoa, mas esta oportunidade nunca chega na melhor hora, e então ele acaba soltando a ira.

Lembram quando Hermione fica brava com Ron por ele não a ter chamado para o baile? “Da próxima vez crie coragem e me convide para o baile antes que outra pessoa convide e não como última opção”. Ela estava esperando que ele percebesse, que ele entendesse o que ele fez de errado e ela acaba explodindo de ira com ele, pois a oportunidade para falar calmamente quando se tem a paixão da ira é difícil de acontecer.

Hermione faz sempre as perguntas certas em sala de aula para poder mostrar o quão inteligente é, algo que vemos no tipo 1 social que pode ter um complexo de superioridade. Por isso também esse subtipo é chamado de “Inadaptabilidade”, pois apesar de ser Social, ele não se adapta bem ao grupo, não é das pessoas mais simpáticas. Realmente no começo de Harry Potter é difícil gostar de Hermione, mas logo ela nos cativa com toda a sua inteligência, coragem e amizade. “Eu, livros e inteligência. Existem coisas mais importantes como amizade e bravura”. Sim, Hermione, e você tem tudo!

O Eneagrama e Dumbledore

Quem mais teria uma “penseira”, um objeto que possibilita você retirar os pensamentos da sua mente, se não uma pessoa que seja do centro mental? Dumbledore diz para Harry: “tenho certeza de que você conhece a sensação, que simplesmente há pensamentos e lembranças demais enchendo minha cabeça.”

Todo mundo tem muitos pensamentos, mas quem pertence à tríade mental sabe a inundação de pensamentos que tem dentro da cabeça. Eu mesma não sei se eu acordei primeiro ou se eu pensei primeiro, porque eu já acordo pensando. Nem abri o olho já tem toda a lista de coisas que eu tenho que fazer passando em background.

As características do Tipo 5 em Dumbledore

Quanta sabedoria e conhecimento Dumbledore detém, não é mesmo? Dumbledore: Tipo 5, asa 6, instinto social dominante. Todo o poder de Dumbledore vem através do conhecimento que ele possui e que ele deseja passar a diante para lutar pelo ideal em que ele acredita. Além disso, ele é uma pessoa muito distante nos relacionados, e o próprio Harry se dá conta, no último livro, sobre como não conhecia nada sobre a vida pessoal de Dumbledore e quem ele era de fato.

O Tipo 5 com asa 6 (5w6)

O tipo 5w6 são pessoas observadoras e detalhistas que são capazes de tirar conclusões procedentes de fatos diversos e fazer previsões acertadas. Dumbledore deixa o livro dos contos de Beedle o Bardo para a Hermione, com o símbolo das relíquias da morte, sem dar mais detalhes, pois tem o costume de falar em enigmas. Deixa o pomo de ouro para o Harry e o “Desiluminador” para Ron, sabendo exatamente o que cada um deles ia precisar em sua jornada… previsões acertadas!

Tokyo é uma personagemExtremamente reservadas quanto ao seu próprio sentimento, concentram-se mais nas coisas que nas pessoas. Preferem observar e compreender o mundo que os cerca. O Harry fala que o Dumbledore só se aproximou dele pelo que ele representava, sabia que o Harry era uma Horcrux.

O Instinto Social no Tipo 5

O subtipo 5 Social, “Totem”, são pessoas que gostam de se ver como mestres da saberia, aquele sábio que vive a margem de sua tribo e são senhores de conhecimentos secretos. Alguma semelhança com Dumbledore? 5 SO’s gostam de conversar sobre teorias complexas e fazem do montante de informações que possuem o seu trunfo. E não foi exatamente assim que ele se preparou para lutar contra o Lord das Trevas? Com o máximo de informação possível para saber exatamente contra o que ele estava lutando.

O Eneagrama e Rony Weasley

Quando penso em Rony logo vem a cena das aranhas na minha cabeça…”Por que aranhas? Por que não podia ser: sigam as borboletas?”. Essa é uma cena que marca uma característica fundamental deste personagem: o medo!

O Instinto de Autopreservação no Tipo 6

Ronald Weasley, tipo 6w7 instinto de autopreservação dominante. São vários os momentos que vemos a dualidade entre medo e coragem em Rony. Começando pelo jogo de xadrez bruxo, em que ainda pequeno e cheio de medo, analisou estrategicamente o que deveria fazer no jogo, planejando cuidadosamente, até que entendeu que para que eles pudessem ganhar, ele teria que se sacrificar. Com medo e, ao mesmo tempo mostrando uma coragem incrível, avançou no jogo.

Dentre todos os tipos do Eneagrama, o tipo 6 é o mais leal aos seus amigos e às suas convicções. Em um mundo onde eles acreditam que seja perigoso, os tipos 6 AP buscam por alianças para se sentirem mais seguros, e por isso se esforçam para ser mais amigáveis e apoiadores.

O Tipo 6 com asa 7 (6w7)

Rony, assim como os representantes do tipo 6w7, é sociável, mas mostra uma insegurança grande e tem dificuldade para tomar decisões importantes (como se declarar para Hermione, rs). Podemos ver o tamanho da sua insegurança quando momentos antes do jogo de Quadribol ele está passando mal de nervoso imaginando o pior cenário possível. Ao achar que Harry colocou a Felix Felicis em seu suco, saiu para o jogo como se fosse invencível. Ele realmente foi espetacular e não tinha nenhuma gota de Felix Felicis em seu suco, que mostra que a verdadeira coragem para enfrentar os desafios vem de dentro.

Por último, a Espada de Gryffindor aparece para ele, e ela só aparece para aqueles que se mostram um verdadeiro membro da casa de Grifinória. E quais são os atributos da casa? Companheirismo e coragem. As duas maiores qualidades que vemos no tipo 6, e que também vemos em Rony. Ele é o amigo mais leal e que nos mostra que a verdadeira coragem não é não ter medo, e sim seguir adiante apesar do medo.

O Eneagrama e Sirius Black

Podemos dizer que Sirius Black é alguém rebelde? Eu acredito que sim, aliás uma das coisas que nos encanta em Sirius é justamente essa sua rebeldia. Assim é Sirius, e assim são os representantes do tipo 8.

Sirius Black, tipo 8w7 instinto Sexual dominante. Vamos falar primeiro sobre o tipo 8. As pessoas que se identificam com o tipo 8 tem um senso de justiça muito forte e protegem os seus escolhidos com unhas e dentes. Querem ser independentes, não dever nada a ninguém e se recusam, muitas vezes, a ceder às convenções sociais.

As características do Tipo 8 em Sirius

A família Black é uma família bruxa tradicional… muito tradicional. Sirius se rebelou contra toda a família. Tamanha foi a sua rebeldia que ele saiu de casa ainda adolescente, para que ficasse bem claro o quanto ele era contra a família e contra todo o sistema que pregava uma linhagem tradicional de bruxos puro-sangue. O único de sua família a ser escolhido para a casa da Grifinória… só digo isso.

Sirius sempre foi muito leal a Lilian e Thiago e faria de tudo para proteger os amigos, e depois para proteger Harry. Lealdade e justiça são questões centrais para o tipo 8, além de serem vingativos quando se sentem traídos. Assim que Sirius viu a foto no jornal em que reconheceu Rabicho, ou Pedro Pettigrew, foi a motivação que precisava para sair de Azkaban, buscando por vingança daquele que o havia traído e causado a morte de seus amigos, da sua família escolhida, Lilian e Thiago. Ele poderia ter fugido antes, ter tentado provar sua inocência, mas nada daquilo importava, até o momento em que entendeu a traição de Pedro.

O Tipo 8 com asa 7 (8w7)

O subtipo 8w7 são dotados de mentes ágeis e são carismáticos o suficiente para conseguir angariar apoio aos seus projetos. São defensoras dos riscos e de grandes aventuras, tendem a fazer grandes planos e promessas. Tudo que Sirius fez desde o momento em que encontrou Harry, foi grandes planos para eles dois, e apenas os dois.

Isso tem a ver também com o Instinto Sexual dominante, foco em apenas uma outra pessoa. Sirius é um 8SX, que dentre os subtipos do tipo 8 é o mais rebelde e o mais emocional, além de dizer abertamente que sues valores diferem das normas, é assim que expressam a luxúria, por meio dessa rebeldia. Preciso dizer mais alguma coisa sobre a família Black?

O Instinto Sexual dominante para o Tipo 8

O 8SX conseguem desafiar os outros a superar-se para melhorar a própria vida e se veem no papel de mentores responsáveis, querendo moldar os outros ao que se adapte melhor aos seus planos. É o que Sirius faz ao tentar trazer Harry para participar da Ordem da Fênix apesar dos outros membros serem contra por ele ser ainda muito jovem. Ele quer que Harry seja forte, que seja o responsável por sua vida, e ao mesmo tempo isso se encaixa perfeitamente no plano de ter o afilhado por perto.

Por último, o 8SX tem um senso de humor malicioso, e acredito que todos nós amamos quando ele se encontra com Snape na casa dos gritos. Lupin diz: “Não seja tolo, Severo”, ao passo que Sirius já emenda um “Ele não pode evitar, já virou um hábito”. Espetacular.

O Eneagrama e Voldemort

“Sempre fui capaz de seduzir as pessoas de quem preciso.” – Voldemort.

Quando temos um primeiro contato com Voldemort ele não parece alguém que precisaria seduzir pessoas para conseguir o que quer, mas como era quando ele era “apenas” Tom Riddle? Aquele-que-não-deve-ser-nomeado, Lord das Trevas, Lord Voldemort, Você-sabe-quem, Tom Riddle, são tantos nomes, afinal… quem é Voldemort?

O Tipo 3 em Voldemort

Uma pessoa extremamente inteligente, focada, que sabia exatamente onde queria chegar e o que fazer para atingir esse objetivo. Voldemort, tipo 3 com instinto social dominante.

Quando acompanhamos um pouco mais da história de Tom, vemos o quanto ele perspicaz e ardiloso para conseguir o que quer. Em sua primeira conversa com Dumbledore ele está arredio e até um pouco grosseiro, mas quando entende que aquela era a porta de saída do orfanato, muda a maneira de se dirigir ao professor no exato momento em que percebe que seria importante falar “Senhor” ou “Professor” como sugerido por Dumbledore e acrescenta essas palavras ao seu vocabulário instantaneamente.

Tom não conhecia os pais, sua mãe morreu ao dar a luz e seu pai nunca o procurou. Foi criado em um orfanato por trouxas que nunca entenderam suas habilidades especiais. Para o tipo 3 sentimentos são um obstáculo às realizações e eles acabam por substituir os sentimentos pelo raciocínio e pela ação, e assim faz Voldemort, reprime qualquer emoção para se tornar o maior bruxo de todos os tempos chegando muito perto de se tornar imortal.

Tom se molda ao que a pessoa precisa que ele seja para tal conversa. Quando ele quer saber como funcionam as Horcruxes, ele se torna o aluno preferido de Slughorn, adula o professor de várias maneiras, usa as palavras sabiamente enaltecendo o professor, falando do jeito certo para conseguir a resposta que precisava. Tudo minuciosamente calculado para obter a meta desejada. Assim foi ao seduzir Rowena da Corvinal para conseguir o seu diadema e usá-lo como um das Horcruxes.

O Tipo 3 com instinto Social dominante

O tipo 3 social é o mais vaidoso entre os subtipos do tipo 3. Gosta de ser admirado e por isso tende a estar mais em evidência, nos holofotes. O que Lord Voldemort queria era ter o seu lugar na História da Magia: ser o maior bruxo de todos os tempos (ser imortal), e defender a superioridade bruxa lutando para que o mundo bruxo deixasse de ficar na clandestinidade. O grande desejo do tipo 3 Social, também chamado de “Prestígio” é o de brilhar aos olhos do mundo

Voldemort luta pela supremacia bruxa e ordena a morte daqueles que não fossem “puro-sangue” negando sua própria origem já que ele é filho de uma bruxa com um trouxa e definitivamente não é essa a imagem que ele passa. O tipo 3 em seu nível de desenvolvimento menos saudável pode querer vingar-se de seus algozes, reais ou imaginários, tentando pisar em todos aquele em que ele acredita que o rejeitaram, e ele deixa isso claro com o novo monumento no ministério da magia, onde bruxos estão sentados em cima dos trouxas.

O Eneagrama e Remo Lupin

Uma das características que nos encanta em Lupin é a sua gentileza. Vemos aquele professor de Defesa Contra a Arte das Trevas que apesar de trabalhar com uma matéria muito sombria, nos mostra uma leveza e doçura que parece não caber dentro dele. Em cada conversa que ele tinha com Harry podíamos ver a grandeza de seu coração ao fazer com que Harry se fortalecesse enquanto ele mesmo estava ferido.

As características do Tipo 9 em Lupin

Essa gentileza que nos encanta por ser gigante sem ostentar absolutamente nada, podemos ver em nossos representantes do tipo 9. Remo Lupin, 9W1 com instinto social dominante. O tipo 9 é aquele que tem como motivação manter a paz exterior para que ele tenha sua paz interior. Acreditam que quando impõem as suas opiniões acabarão criando problemas, por isso preferem não falar muito sobre o que pensam ou sentem e acabam mediando mais os conflitos, conseguindo ver os pontos de vista de todos os envolvidos.

Vemos Lupin constantemente fazendo esses movimentos em que ele se retira, se afasta dos problemas, até mesmo em discussões simples como quando no terceiro filme em que Sirius e Snape brigam na casa dos gritos e ele começa a tentar apartar e recebe um “cale a boca” do Sirius, ele simplesmente se retira, literalmente sai de cena. Ao final do Prisioneiro de Azkaban, Lupin decide pedir demissão, pois sabia que Dumbledore teria que demiti-lo devido ao fato dos pais dos alunos descobrirem que ele era um Lobisomem e para evitar o conflito e não dar trabalho para Dumbledore, ele se adianta e se demite

O Tipo 9 com asa 1 (9w1) e o Instinto Social

O subtipo 9W1 tem a capacidade de ouvir sem julgar e aliam isso ao seu desejo de ajudar os outros, por isso se tornam ótimos terapeutas, conselheiros e no caso de Lupin, um professor a quem Harry, Ron e Hermione poderiam confiar desde muito cedo.

Quando falamos do 9 com instinto social dominante vemos pessoas que não irão incomodar os outros com as suas dores e com o seu próprio stress. Conforme mencionei antes, Lupin ajudava Harry sem nunca mencionar absolutamente nada do que estava sentindo e inclusive se demitiu para não incomodar Dumbledore. O subtipo 9 Social de alguma forma compensam o fato de não se encaixarem no grupo ou na comunidade (no caso de Lupin, não se encaixa nem com os bruxos e nem com os lobisomens) e se sentirem diferentes, ao serem pessoas muito agradáveis, generosas e não egoístas.

Lupin foi mordido por um Lobisomem ainda quando era pequeno e ter se sentido um fardo para a sua família fez com que ele não conseguisse enxergar a pessoa maravilhosa que era e até mesmo colocou o seu relacionamento com Tonks em risco quando descobriu que ela estava grávida e que poderia “arruinar a sua vida” ao ter um filho com um lobisomem e que seu filho teria vergonha de tê-lo como pai.

Quando ele discute com Harry sobre isso está descrito que “Harry viu, pela primeira vez na vida, a sombra do lobo em seu rosto humano”, e percebemos que este é um daqueles momentos em que o tipo 9 ou melhor, Lupin, permitiu sentir a raiva. Acredito que Lupin tenha o instinto sexual reprimido, mas isso é conversa para um outro momento. Apenas sei que se ele usasse essa gentileza toda que tem para com os outros para si mesmo, ele enxergaria todo o amor que ele também merece ter.

O Eneagrama e Severo Snape

Snape é um dos personagens mais queridos da saga e isso se deve principalmente por sua história que nos emociona por ser tão humana e, assim sendo, cheia de erros e acertos. Por onde começar nessa história tão complexa e profunda?

“Ela tem inveja de você, porque ela é comum e você é especial”, disse Severo para Lílian sobre sua irmã Petúnia. Já temos uma ideia do que ele considera como importante: ser especial, diferente dos outros. Assim era Lílian para ele e assim era como ele se sentia com relação aos outros, diferente. Snape, um tipo 4w5 com instinto Sexual dominante.

O Tipo 4 em Snape

O tipo 4 tem uma necessidade de ser fiel a quem é, fiel a si mesmo. Ao manter seus sentimentos distintos dos sentimentos dos outros, a sua identidade é reforçada e só conseguem interagir com os demais a partir desse papel. Snape faz questão de se colocar diferente dos demais desde cedo. É uma criança diferente, é um adolescente diferente que rivaliza com grupinho dos marotos a quem considerava arrogantes sem responsabilidade.

Quando criança, o Tipo 4 sente que os familiares e amigos parecem mais completos e valorizados, ao passo que ele se sente ignorado, resultando em uma tendência a solidão e desejo de aceitação invejando aqueles que a conseguem. Snape era mestiço, seus pais o negligenciaram, ele não teve toda a “sorte” de Thiago (ou de Sirius), um puro-sangue que era em sua visão arrogante e achava que podia fazer o que quisesse e sair impune. Para esconder a inveja os representantes do tipo 4 acabam por adotar uma atitude fria e distante, por isso às vezes dizem que Snape é um tipo 5.

O Tipo 4 com asa 5 (4w5) e o Instinto Sexual

O subtipo 4w5 são menos preocupados com aceitação e status, criando mais para si que para uma platéia. Possuem um comportamento incomum e excêntrico, assim como vemos em Snape, que aliás é super criativo como todo o tipo 4, criando vários feitiços e mudando o meio de criar poções de maneira genial, única e original.

Snape é muito autêntico, bravo e sarcástico. Autenticidade e sarcasmo existem em todos os subtipos do tipo 4, mas a braveza é especial do 4SX. A inveja par ao 4 Sexual é expressa em atos de raiva que é uma forma de defender-se contra sentimentos dolorosos. O tipo 4SX são em geral mais turbulentos e temperamentais, e sua vida emocional costuma gerar em torno daqueles que as atrai. A vida inteira de Snape foi em torno de Lílian… Sempre!

Na faixa menos saudável eles atacam o outro de forma cruel, falando coisas que pegam no ponto para doer muito no outro, pois se eu tiver que sofrer, você também sofrerá. E é isso que vemos Snape fazendo durante a saga toda, buscando ferir Harry como forma de minimizar ou repudiar sua própria dor.

“Você e Black são dois do mesmo, crianças sentimentais, sempre resmungando sobre como a vida é injusta com vocês, e adivinhe? A vida não é justa, seu pai sabia disso, na verdade ele se encarregava que isso acontecesse”. Parece que é sobre injustiça, mas não é como a injustiça para os tipos do centro motor, é a injustiça da vida dele próprio, ligada a toda a dor e tristeza que ele teve que suportar. Por que a vida tinha sido tão injusta com ele e tão favorável a outros que talvez não merecessem?

A batalha interna de Snape

E no meio de toda essa raiva, Harry. Como ser gentil com o menino que fazia com que ele se lembrasse de seu maior erro? Era mais fácil atacar para não sentir aquela dor imensa. O mais incrível é que a verdade que Harry procurou o tempo todo veio em forma de lágrimas para mostrar o passado através das memórias de Snape. Sabemos que a emoção que se relaciona com o passado é justamente a tristeza. Poder colher as lágrimas para acessar as memórias foi mais uma sacada genial que J.K.Rowling.

Ao final conseguimos entender toda a complexidade de Snape, um personagem muito humano, com todas as suas falhas e qualidades e que por isso nos encanta. Snape negava que poderia ter carinho por Harry, e tinha…tinha. Amor e ódio personificado. Em Harry ele via uma dualidade, a imagem de uma pessoa a qual o tinha feito sofrer, e que espelhava muito aquilo que lhe faltava, mas os olhos, a janela da alma, ah…esses eram os mesmos que os da única pessoa que ele amou a sua vida toda. Always!

O Eneagrama e Harry Potter

Chegou a hora de falar sobre o menino que sobreviveu. Harry é um personagem que fala com muitos de nós, por isso parece que cada um vê um tipo diferente nele que representa um pouco de quem nós somos. O ponto 9 do Eneagrama é aquele que “representa o protótipo de todos os tipos de personalidade com a tendência universal humana de entrar no automático e permanecer adormecido para quem são”. (O Eneagrama Completo).

O Tipo 9 em Harry Potter

Harry, tipo 9 asa 8 com instinto social dominante. Vamos começar com a infância de Harry. Se o ponto 9 do Eneagrama representa a desconexão entre a mãe e o bebê, imagina o tamanho da dor quando além dessa diferenciação, você ainda é privado de todo o contato com a sua mãe com ela sendo bruscamente arrancada de sua vida. Para não sentir a dor da separação, o fato de não ser ouvido ou de não sentir pertencimento, o tipo 9 evita olhar para seus sentimentos e desejos próprios.

A infância de Harry

E então Harry foi criado na casa dos tios que o desprezavam e que ele precisava ser invisível para não atrapalhar. Não tinha nem o seu próprio quarto, dormia no armarinho embaixo da escada e precisava ser invisível para manter a paz na casa. “Não faça perguntas – esta era a primeira regra para levar uma vida tranquila com os Dursley”. Conforme Harry foi ficando mais velho ele conseguiu se impor mais, mas quando o conhecemos ele é essa pessoa que faz de tudo para não causar confusão.

O tipo 9 pode ter tido a experiência na infância de que não recebia a atenção que precisava, e que não ouviam quais eram seus desejos e preferências. Para lidar com isso a estratégia que o tipo 9 usa é o esquecimento de si mesmo.

A Raiva e as Injustiças

Percebemos que a raiva é uma emoção central para Harry, e ele explode em situações em que está sofrendo alguma injustiça ou quando falam injustiças com relação à quem ele ama, principalmente com relação a seus pais. O tipo 9w8 são mais defensivos, teimosos e geniosos e em geral agem dessa maneira quando sentem ameaças ao que consideram o seu bem-estar pessoal ou à sua família, por exemplo, podendo ser explosivos (a tia Guida que o diga).

O Instinto Social em Harry

O tipo 9 se funde com os outros, absorvendo os sentimentos e vontades dos outros para não ter que lidar com seus próprios desejos e vontades. O tipo 9 social é o que mais vai fazer a vontade dos grupos para sentir o pertencimento. Hermione teve a ideia da Armada Dumbledore, e mesmo Harry achando que não fosse bom o suficiente para ensinar defesa contra arte das trevas, ele acabou concordando, pois foi empurrado a fazer por alguém que acreditava nele, já que ele mesmo não acreditava.

Harry vai em busca das Horcruxes sem nem ao menos saber o que tinha que fazer, apenas por confiar no que Dumbledore havia lhe dito. Em sua jornada percebe que não conhecia nada sobre Dumbledore e que ele não havia lhe dito nada que pudesse ajudar, estava simplesmente fazendo algo que lhe pediram. E além disso ele passou a maior parte da sua vida lutando contra Voldemort para o bem de todos, para trazer paz.

A Indolência do Tipo 9

A indolência é um pensamento de que os outros valem mais que você, e é diferente da comparação que o tipo 4 faz, pois não é emocional, é algo pensado e concluído. O tipo 9 percebe as qualidades nos outros, e Harry sempre percebeu tudo que os outros tinham de melhor e nunca se valorizou. Quando o tipo 9 começa a entender que ELE mesmo que não se priorizou, vem o processo de raiva. É isso que Harry sente quando começa a questionar seu relacionamento com Dumbledore e a tarefa que lhe foi confiada.

Depois de descobrir toda a verdade através das memórias de Snape na penseira e entender qual seria o próximo passo, “lentamente, muito lentamente, ele se sentou, e, ao fazê-lo, se sentiu mais vivo e mais cônscio de seu corpo vivente do que jamais estivera. Por que nunca apreciara o milagre que ele era, cérebro, nervos e coração pulsante?”. Por quê?

O Antídoto

E qual é o antídoto da Indolência? É o amor. Engraçado que o esse tema é central na história de Harry. Ele possui uma magia que o Lord das Trevas jamais poderia compreender, amor. E é essa a caminhada que Harry faz. Da preguiça de si para a ação certa, de saber o que ele precisava fazer e entrando em ação para fazer o que era prioritário para ele. E da Indolência que é o pensamento de ser menos, para o Amor, que é a plena noção de que todos são iguais e merecedores, incluindo ele mesmo.

“Deixar esse lugar não seria tão difícil quanto fora entrar na Floresta, mas ali era quente, claro e tranquilo, e ele sabia que estaria voltando à dor e ao temor de outras perdas”.

O tipo 9 busca a paz, mas o que é essa paz em que você deixa de viver para ter paz? Paz é não fugir, é encarar a realidade e apesar do conflito se sentir bem.

O tipo 9 nos lembra de fazer um resgate do “meu lugar no mundo”. É essa a jornada de Harry e é por isso que todos nos identificamos tanto, pois merecemos nosso lugar no mundo. No final Harry entende que ele também merece carinho, respeito e que merece ser valorizado por ele mesmo. Harry vence pelo amor.

E então, o que achou? Deixe seus comentários, vamos conversar! Para ver nossa análise completa, acesse nosso podcast pelo Spotify, Deezer ou Apple Podcasts, o EneaCAST. Ou veja nossos vídeos no Youtube com partes do PodCast

Logo iremos falar de mais personagens de Grey’s Anatomy e de FROZEN!

Se você gosta de séries de TV, veja o nossos posts sobre FRIENDS, Grey’s Anatomy e How I Met Your Mother e La Casa de Papel que está muito legal, e se você é ligado em política, não deixe de conferir nosso post sobre os tipos de personalidade de Sérgio Moro e Jair Bolsonaro.

Nos vemos em nossa próxima série! <3

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat