O Eneagrama e Frozen

Qual será o tipo de personalidade do Eneagrama dos personagens deFrozen? Fizemos esse post especial com a nossa análise sob o olhar do Eneagrama dos tipos de personalidade de Elsa e Anna utilizando principalmente os conceitos de formação de personalidade na infância

Cuidados na análise dos personagens

O estudo do Eneagrama permite caminhar para o desenvolvimento se aproveitando das qualidades de cada tipo e encontrando equilíbrio. A ideia de estereotipar e colocar numa caixa com x y z características para o tipo tal, não é o intuito do Eneagrama e nem o nosso aqui. Dito isso, vale ressaltar que personagens de um seriado que ainda está ao ar podem apresentar várias características distintas em momentos diferentes, portanto vamos falar com base no que acreditamos ter maior recorrência.

Lembrando também que o Tipo do Eneagrama tem a ver com a motivação e, como a motivação é algo interno, só a pessoa é capaz de identificar o tipo dela.

O Eneagrama e Elsa

A Fixação da Personalidade na Infância

Foi em um momento em que Elsa estava sendo criativa, criando bonecos de neve, sendo livre para experimentar toda a magia da infância, testando novos horizontes e se divertindo, que o acidente com Anna aconteceu. Quando falamos sobre a formação de personalidade na infância, o ponto no qual a gente se fixa está ligado ao ponto da nossa contra-flecha. Acredito que Elsa estava no ponto 7, sendo livre para criar e fantasiar, quando esse trauma a fez fixar-se no ponto 1, para que ela nunca mais perdesse o controle e para que isso jamais acontecesse novamente, ou seja, “Errar não é bom”, essa é a Mensagem Inconsciente da criança do Tipo 1.

Vale lembrar que essa é a maneira como a criança enxerga o mundo e interpreta o que está acontecendo naquele momento. Definitivamente os poderes dela não eram algo ruim, também não acredito que os pais pensassem assim, mas o que a criança assimila é muitas vezes diferente da realidade que se apresenta. A criança do Tipo 1 tem o medo fundamental de ser mau, corrupto, malvado ou falho. Acredito que esse tenha sido o medo que se instalou em Elsa a partir dessa experiência com Anna.

A Criança do tipo 1

É muito comum vermos os Tipo 1 assumindo grandes responsabilidades ainda muito novos. A responsabilidade que a Elsa assumiu foi extremamente rigorosa para uma criança da sua idade: controlar seus poderes, pois do contrário eles poderiam causar algo ruim para ela e para as pessoas que a cercavam. Elsa sentiu os perigos de seguir impulsos espontâneos. Em uma simples brincadeira quase matou a própria irmã, e então tenta se aperfeiçoar para nunca mais deixar aquilo acontecer.

O tipo 1 sente a necessidade de se esforçar para corresponder esses elevados padrões de comportamento como uma maneira de provar que é digno de evitar culpas e erros. Ele prioriza seguir regras, e seus esforços envolvem sufocar ou “civilizar” impulsos, instintos e sentimentos naturais que o levariam a quebrar essas regras. Vemos isso claramente em Elsa, ela tem que controlar os seus poderes, seus impulsos, aquilo que é de mais natural para ela. Controlar o “animal interno” para atender padrões específicos que a fará ser amada.

Muitas pessoas do Tipo 1 relatam que em sua infância sentiram que suas necessidades físicas e biológicas não era aceitas, como se elas acontecessem na hora errada, e acredito que o poder da Elsa seja justamente essa necessidade biológica, instintiva, inerente à quem ela é, que está sempre acontecendo fora de hora, e os pais tentam ajudá-la a controlar. É como se Elsa tivesse que inibir os seus ritmos naturais, sua espontaneidade, sua expressão instintiva quando tenta controlar seus poderes.

A Estratégia da Criança Tipo 1

A solução para a criança do tipo 1, frente à esses problemas, é o de incorporar as regras, rotinas e padrões, como por exemplo, sempre usar as luvas (quem assistiu ao especial de Natal viu o arsenal de luvas que ela guardava rs). Dessa forma a criança do Tipo 1, se sente segura e se protege quanto às críticas. Mais do que isto, sendo perfeito através do autocontrole e da incorporação das regras, o pequeno tipo 1 sente-se digno de ser amado.

O caminho de crescimento para o Tipo 1 tem, sim, relação com a perfeição. Porém estamos falando de encontrar a perfeição divina que existe em todas as coisas, exatamente como elas são (sem luvas), e com serenidade se amar exatamente por quem ele é.

Elsas do mundo, vocês são perfeitas exatamente como são, Let it Go!

O Eneagrama e Anna

A Fixação da Personalidade na Infância

No caso de Anna, os pais estavam preocupados demais com Elsa, e vemos claramente que ela passa maior parte da sua infância sozinha. Naquele momento pode ter havido um sentimento de que foi negligenciada, que não merecia amor. Melhores amigas ela e a irmã e de repente, sem nenhuma explicação, Elsa fecha as portas e nunca mais chega perto de Anna.

O sentimento de abandono do ponto 4 faz com que a personalidade se fixe na flecha 2, como uma forma de se proteger desse sentimento. A partir de então a personalidade vai criar sua estratégia para não sentir mais essa dor, e o tipo 2 irá desesperadamente criar vínculos com as pessoas para não ter que sentir novamente esse abandono.

A Criança do Tipo 2

Anna sentiu um abandono repentino. De um dia para o outro Elsa, sua irmã e melhor amiga, nunca mais abriu a porta do seu quarto para brincar com ela. O que vemos é que seus pais também passaram mais tempo com Elsa para ajudá-la com seus poderes enquanto Anna falava com os quadros da parede. A criança do tipo 2 tem a impressão de que as necessidades dos pais e dos outros são mais importantes que a sua própria.

O medo fundamental é o de não merecer ser amado, que faz com que o tipo 2 crie um antídoto para a sua dor que é o fazer-se necessário para ser amado. Existem alguns tipos que poderiam ter essa mesma história de infância mas sentindo de maneiras diferentes e criando uma camada diferente de personalidade, como o tipo 7 que muitos de vocês colocaram na nossa enquete. Lembrando que essa é a maneira como a criança enxerga o mundo e interpreta o que está acontecendo naquele momento.

A Estratégia da Criança Tipo 2

Todas as cenas de infância de Anna mostram ela tentando se conectar com outra pessoa. Com a Elsa. E durante todo o filme vemos Anna nesse movimento de tentar se conectar com a irmã, mostrando o quanto Elsa pode contar com ela, que ela estaria ao seu lado, que juntas conseguiriam acabar com o inverno.
.
Ao final é ela quem faz o ato de amor verdadeiro. Ela se sacrifica pela irmã, pois ela consegue enxergar Elsa como ela realmente é, e a ama incondicionalmente. Mesmo tendo sentido o abandono na infância, mesmo depois de Elsa tê-la expulsado da montanha, mesmo sabendo que foram os poderes de Elsa que a estavam matando, ainda assim ela estava disposta a sacrificar a sua vida pela da irmã.
.
Anna’s do mundo, muito obrigada por nos ensinar tanto sobre o amor! Saibam que suas necessidades são tão importantes quanto a das outras pessoas e que vocês são amadas!

O Eneagrama e Kristoff

O tipo 6 em Kristoff

Em uma das primeiras cenas de Kristoff com Anna, o vemos inconformado com o fato de que Anna irá se casar com alguém que ela acabou de conhecer, e o que ele faz? Muuuuitos questionamentos e alerta Anna do perigo que é se casar com alguém que você conheceu HOJE rs.

Acreditamos que Kristoff seja um tipo 6w5 com instinto social dominante. Ele é bastante questionador, tem as suas certezas sobre o que é o amor, mesmo sem o ter vivido de fato, e é até um pouco ríspido e sarcástico com Anna sobre a forma que ela entende o amor. No musical da Broadway há uma música em que Anna e Kristoff discutem sobre o que é amor, onde cada um coloca o seu ponto de vista e eles discutem fervorosamente, onde ele expressa todas as suas certezas sobre o amor e sobre como Anna não sabe nada sobre a pessoa com quem ela irá se casar.

Tipo 6 com asa 5

O tipo 6w5 são pessoas mais solitárias e que buscam sua segurança em um sistema de crenças ao mesmo tempo que permanecem céticas. Kristoff cresceu sozinho; ele foi depois adotado pelos trolls, as únicas pessoas em quem confia, e onde está o seu alicerce, sua segurança, sua família. As ideias com relação à “o que é o amor” ele aprende com os trolls, ao mesmo tempo que é cético em relação ao amor.

Uma outra canção do musical da Broadway fala sobre o conceito de “Hygge”, uma palavra dos povos nórdicos que fala sobre um lugar confortável, acolhedor… tipo lareira, cobertor, tapete e chá, sabe? Enquanto as pessoas estão cantando sobre as delícias do inverno e como o Hygge é acolhedor, ele diz algo como “Com licença… morrer de fome é Hygge? Um futuro de frio, morto e sombrio é Hygge?” Ele começa a enumerar os perigos e mostra como o pessoal tá feliz cantando sobre o Hygge, mas estão se esquecendo que o mundo está congelando do lado de fora, e por aí vai.

O Instinto Social no tipo 6

No segundo filme, ele se atrapalha todo tentando pedir Anna em casamento, parece que seus pensamentos são tão rápidos que ele não consegue se expressar direito na ansiedade de pedi-la em casamento, ele até fala “caso a gente morra…” kkkk quem fala isso em um pedido de casamento? E então ele tenta consertar, tipo “iremos morrer sim, um dia…” e nada de sair o pedido de casamento. O fato de ele ser ambivalente com relação aos seus medos, sendo muito gentil algumas vezes e outras atacando com seu sarcasmo, nos mostra o tipo 6 com instinto social dominante

Quando Anna vai atrás de Elsa e acaba deixando Kristoff pra trás (na visão dele), e quando ela retorna correndo dos gigantes da terra, ele a salva deixando claro toda a sua coragem e lealdade. A primeira coisa que ele diz é: “o que você precisa?”, pois ele sabia que ela não o havia abandonado e sua lealdade para com Anna é maior do que qualquer dúvida.

O Eneagrama e Olaf

O tipo 7 em Olaf

“Anna, Elsa, Sven? Samantha? Eu nem sei quem é essa tal de Samantha! hahahah”. Como o brilhante dublador do Olaf, Fábio Porchat disse em uma entrevista, Olaf é o alívio cômico da animação. Ele traz leveza para a história, e tem até um momento triste em Frozen II que Anna diz: “Preciso ver o lado positivo agora, Olaf”, deixando para ele a incumbência de encontrar uma saída positiva para a situação. Lembra algum tipo?

É um pouco difícil falar de Olaf porque ele não é um personagem humano, mas como uma amiga disse, ele é a personificação da infância de Elsa e Anna, ele é o vínculo entre as duas irmãs que o criaram juntas, e sendo assim nós o vemos como um tipo 7.

O Instinto Social no tipo 7

Algumas pessoas o veem como tipo 9 ou tipo 2, o que me faz pensar nele como o tipo 7 SO, principalmente no episódio de Natal em que ele sai em busca de uma tradição de Natal para Elsa e Anna que não a tinham já que passaram a infância separadas e sozinhas.

No segundo filme podemos ver o quão mental ele é, e também o tanto de conhecimento “inútil” que ele possui kkkk, lembrando muito o tipo 7 que sabe muito pouco de muita coisa, mas algo ali era verdadeiramente importante e ainda bem que ele sabia sobre a água.

Tipo 7 com asa 6

Ao chegarem na floresta, sua música solo diz coisas como: “vai ficar mais fácil com o tempo”, “não vou mais sentir vontade de chorar”, “vou evoluir, nada mais vai me atingir”, enquanto grita em medo e desespero entrando em contato com cada um dos espíritos da floresta. Uma música repleta de medos e pensamentos assustadores que, segundo a música, com o tempo irão desaparecer. Alguém que foge do que está sentindo, focando no futuro, e ainda termina a música com um “está tudo bem!”. Só podia mesmo ser coisa de tipo 7. E mais, essa música é a cara do 7w6, que mostra mais medos e preocupações do que o 7w8.

No segundo filme, Olaf faz vários questionamentos sobre a maturidade que vem com as experiências ao se tornar mais velho, ele está com a mente trabalhando o tempo todo, falando sobre tudo o que sabe, super empolgado e com essa alegria que contagia. Para mim, ele é a personificação da personalidade do Tipo 7.

E então, o que achou? Deixe seus comentários, vamos conversar! Para ver mais análises completas, acesse nosso podcast pelo Spotify, Deezer ou Apple Podcasts, o EneaCAST. Ou veja nossos vídeos no Youtube com partes do PodCast.

Logo iremos falar de outros personagens!

Se você gosta de séries de TV, veja o nossos posts sobre FRIENDS, Grey’s Anatomy e How I Met Your Mother e La Casa de Papel que está muito legal, e também temos um post só sobre os personagens de Harry Potter!

Nos vemos em nossa próxima série! <3

Compartilhe!

2 Comentários

  1. Avatar Ester disse:

    Amei o post 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat