O Eneagrama e How I Met Your Mother

Qual será o tipo de personalidade do Eneagrama dos personagens da série de TV, How I Met Your Mother? Fizemos esse post especial com a nossa análise sob o olhar do Eneagrama dos tipos de personalidade de Ted, Marshall, Lily, Robin e Barney.

Cuidados na análise dos personagens

O estudo do Eneagrama permite caminhar para o desenvolvimento se aproveitando das qualidades de cada tipo e encontrando equilíbrio. A ideia de estereotipar e colocar numa caixa com x y z características para o tipo tal, não é o intuito do Eneagrama e nem o nosso aqui. Dito isso, vale ressaltar que personagens de um seriado que passou por 9 temporadas podem apresentar várias características distintas em momentos diferentes, portanto vamos falar com base no que acreditamos ter maior recorrência.

Apenas temos nos lembrar que o Tipo do Eneagrama tem a ver com a motivação e, como a motivação é algo interno, só a pessoa é capaz de identificar o tipo dela.

O Eneagrama Marshall Ericksen

Se existe algum personagem mais doce que Marshall Ericksen, eu não sei. O que sei é que ele tem um coração tão grande quanto ele próprio, não é mesmo? Gigante!

Marshall é aquele cara tranquilo e doce. É também um ótimo amigo e companheiro que estará sempre lá caso você precise dele. Por isso em algumas visões ele pode ser um tipo 2. Na nossa análise acreditamos que ele seja tipo 9, asa 1, instinto sexual dominante (9W1 SX).

As características do Tipo 9 em Marshall

Apesar dele sempre fazer muito pelos amigos, nós não acreditamos que ele se prontifique o tempo todo e que antecipe as necessidades dos outros, mas sim que ele está lá para dizer “sim” caso você precise, e esse é um dos motivos que vemos ele como tipo 9.

Ele mostra muitas características de asa 1 como sendo alguém que procura criar ordem no externo para poder ordenar o seu mundo interior. Ele mostra algumas visões idealistas do que ele acredita ser certo, como ser um advogado ambientalista e não um advogado corporativista.

Em compensação, como todo tipo 9, ele tem a tal da preguiça. Preguiça de si, e por isso demora tanto tempo para sair do trabalho que odeia para fazer algo que realmente ama e com o qual sonha há muito tempo. Nos momentos em que ele se sente bem, vemos um movimento para o ponto 3, sua autoestima aumenta e ele fica mais focado em seus objetivos. Já nos momentos em que ele se sente desconfortável, vemos movimentos para o ponto 6, onde ele mostra muitas dúvidas e fala abertamente sobre seus medos, principalmente para a Lilly.

O Instinto Sexual dominante no Tipo 9

E ela é a razão pela qual vemos o instinto sexual dominante em Marshall. Pessoas do tipo 9 SX dominante geralmente se fundem com o outro e vivem por meio dessa outra pessoa. Quem é Marshall sem Lilly? Marshall claramente vive em função de Lily, ele a acompanha durante todas as suas fases, ela foi o primeiro e único amor da sua vida.

Quando Marshall e Lily se separam, ao final da discussão ele ergue um pouco a voz, mas esse pouco é realmente muito pouco para quem está passando por um rompimento daqueles. Dificilmente ele acessa a raiva.

Marshmallow e Lilypad. Eles até tem conseguem “pausar” a briga no momento que está ruim para não ter que continuar a desarmonia. Algo tão leve e tranquilo só poderia vir de um tipo 9, não é mesmo?

O Eneagrama e Ted Mosby

How I met your mother é uma daquelas séries em que o narrador é tão ou mais importante que as personagens. E quem narra a série senão o próprio Ted Mosby?

Não teria como começar essa análise sem falar sobre o narrador Ted.  Ele passou 9 temporadas contando para seus filhos, com uma grande riqueza de detalhes, a história sobre como ele conheceu a mãe deles.  Mais do que uma história sobre amor, é uma história sobre a sua busca incessante pelo amor.

As características do Tipo 4 em Ted

Isto já seria o suficiente para a gente dizer que o Ted é um Tipo 4, né? Mas, quando a gente olha para a personagem do Ted… aí tem mais ainda de Tipo 4! Ted é um romântico inveterado e impulsivo, que busca loucamente encontrar e se apaixonar pela mulher da sua vida. Ele olha o romance de Lilly e Marshall e aspira por algo igual. Ted pode até se colocar “de lado” algumas vezes, sentindo-se triste por não ter uma companhia ideal para sair com o casal de amigos.

Porém, mesmo quando o site de relacionamentos que possui 100% de eficácia no match de casais diz para ele que “não há nenhuma mulher compatível com ele em todo seu extenso banco de dados”, mesmo assim, ele não perde as esperanças de encontrar o amor da sua vida.

Em vários episódios, podemos ver a saudade que Ted sente do presente, outra característica comum dos Tipo 4. É aquela saudade do que está acontecendo agora, aquela vontade enorme que o agora nunca mude e que as coisas fiquem exatamente onde elas estão.

Ted é autocentrado e vai atrás do que quer, mesmo que, para isto, precise envolver toda sua turma em seus planos. Como na primeira temporada, que ele fez 3 festas seguidas em seu apartamento para tentar atrair atenção de Robin, mesmo sabendo que Marshall, seu roomate tinha um trabalho importante da faculdade para entregar.

O Subtipo Social dominante no Tipo 4

Em relação do subtipo, acreditamos que Ted seja Social Dominante.  Os 4 SOs são os que mais expressam a sua sensibilidade e os que mais se comparam com os outros – e quase sempre saem perdendo. Também sãosos menos conscientemente competitivos e que adotam o comportamento mais colaborativo. Sem dúvida, ele fazer muitas coisas pela sua gang.

E a lista segue… Ted tem uma grande preocupação com a aparência, é um arquiteto de estilo refinado que consegue construir uma obra prima no céu de Manhattan que ficou conhecido como “mais que um prédio”. E, sem dúvidas, ele é a pessoa que mais busca o porquê das coisas e que ajuda os amigos a refletirem sobre seus próprios porquês.

Por um mundo de mais significado, onde guarda-chuvas amarelos são muito mais que simples guarda-chuvas.

O Eneagrama e Lily Aldrin

Tinha alguém naquele grupo que se importava mais com os amigos que ela? Ela com toda certeza queria que todos ficassem bem, e se empenhava em ajudar. Às vezes até demais da conta.

O Contra-tipo do tipo 2: Autopreservação

Lily é tipo 2 com instinto autopreservação dominante. Este é o contra-tipo dentre os subtipos do tipo 2. Este subtipo expressa mais a necessidade de querer que tomem conta dele do que os outros subtipos. É o 2 mais fofo e brincalhão e jogam o seu charme para conseguir o que desejam sem ter que pedir diretamente.

É tão fofo que até sua voz é mais meiga e às vezes pode soar um pouco infantilizada. Pessoas tipo 2 AP podem ser até os mais velhos da turma, mas soam como se fossem os novinhos. Podemos ver esses traços em Lily, sua voz e sua meiguice que sempre conquistam os que estão ao redor.

As características do Tipo 2 Autopreservação

O tipo 2 autopreservação é o que provavelmente mais se dedica aos outros e pouco faz por si. Ao se colocar nessa posição de, exaustivamente atender às necessidades alheias, acaba se sentindo completamente esgotado e podem até negligenciar o próprio bem-estar físico.

Ao mesmo tempo que se dedicam tanto, acabam sentindo que merecem ter os seus desejos atendidos e isso acaba se tornando uma ambivalência dentro do tipo: “Eu dou, eu faço, mas eu também quero e mereço, pois sou doce e agradável”. Por isso que este é o contratipo. É como se de alguma forma fosse na direção oposta ao que normalmente a paixão (pecado) do tipo faz. É contraditório.

Lily mostra sempre o quanto ela está disposta a fazer as coisas pelos outros, mas demanda atenção também, como quando ela fez Ted ajudá-la a trocar o pneu do carro sendo que ele finalmente tinha conseguido marcar um encontro tão esperado, mas ela exigiu sua ajuda. Na verdade ela tinha uma necessidade muito mais profunda que apenas trocar o pneu do carro, mas acaba exigindo coisas pequenas para receber essas gratificações como recompensa de seus esforços, sem falar de fato o que precisa.

Cria situações para que as outras pessoas tenham que fazer as coisas para ele e se mantém na dependência dos outros para receber esse carinho e atenção, com a ideia fixa de que, já que ele é uma pessoa tão boa, ele merece essa retribuição. Quando Lily mora um tempo com Barney, ele pede a ela que não mude a rotina dele, que não faça nada, e ela no primeiro dia cozinha para ele e faz as coisas que ela acreditava serem as melhores, pois estava cuidando dele, mesmo ele dizendo contundentemente que não queria mudanças.

Sem sombra de dúvidas, o tipo 2 é o que mais pode nos ensinar sobre o amor, sobre se doar ao outro de forma genuína, e quando abertos para receber e se conectar novamente com a sua essência, nos ensinam que o amor não pertence à ninguém. A busca por atenção termina ao passo que entendemos que não  há como possuir o amor, e sim que somos amor. 

O Eneagrama e Robin Scherbatsky

O médico diz: “receio que você seja alérgica a lagosta, você nunca, nunca, nunca mais poderá comê-las”. Na cena seguinte aparece Robin com a cara enorme de inchada de tanto comer lagosta. Isso seria gula? Uma rebeldia com relação às limitações da vida? Vai dizer o que eu posso e o que eu não posso fazer?

E qual dos tipos odeia, odeia quando colocam limites? Pois é, acreditamos que Robin seja tipo 7 Autopreservação. O tipo 7 é aquele que enxerga o mundo em termos de oportunidades: “olha quanto oportunidade boa tem por aí”, e o 7AP é o que mais enxerga todas essas oportunidades.

As características do Tipo 7 em Robin

Robin tem um claro problema com comprometimento. Ela luta com ela mesma com as limitações que um relacionamento pode gerar, e todas as oportunidades que ela pode ter ao não se relacionar profundamente com ninguém. Como perder a chance de trabalhar no Japão? Como perder a chance de se mudar para a Argentina se ficasse presa a um relacionamento em Nova York?

O Tipo 7 Autopreservação

A gula do tipo 7 autopreservação é uma companhia engraçada mas consegue facilmente se desconectar das suas emoções. Por isso ela e Ted tiveram tantos problemas, e por isso que com Barney foi tão mais simples.

Ela é bem segura das coisas que permitem a sua liberdade. Ela gosta de fortes emoções, seja montar numa Harley ou jogar LazerTag, charutos e whisky, a garota que é um “bro”. Ela se apaixonou pelo Barney por ele dar a ela toda a liberdade que ela precisava, e ainda por cima enaltecê-la por ser essa pessoa livre.

Ted era o equilíbrio que ela precisava. Quem a fazia entrar em contato com seus sentimentos, o que trazia profundidade à sua vida. Por isso foi tão difícil. Mas por isso também que nós nos apaixonamos por sua história de amor. Antídotos um do outro.

O Eneagrama e Barney Stinson

O que dizer sobre Barney Stinson? Ele é um caso raro. Tão raro que nós queremos debater mais sobre esse personagem tão especial. Barney é um personagem muito exagerado, caricaturesco e é por isso que a gente adora!!!

Barney é um cara que se preocupa com a imagem, se preocupa tanto que ele, mesmo dormindo, sai de olho aberto e sorrido nas fotos. Ninguém nunca conseguiu tirar uma foto ruim dele. Sim, estamos falando do tipo 3. E você sabe qual é a imagem de sucesso para Barney? O terno! Ele até tem um pijama com o desenho de um terno.

Ele é bem-sucedido desde quase sempre (tirando a fase hippie), ele tem até um vídeo-currículo em que ele aparece fazendo todas as coisas mais fantásticas e mostrando como ele é bom. Enfim, ele é o cara!

O que são os subtipos? E os Instintos?

Agora vamos conversar sobre o subtipo. Existem duas teorias distintas, a de Instintos e a de Subtipos. Instintos são reações automáticas e inconscientes, ligadas ao cérebro mais primitivo. Todos temos 3 instintos: autopreservação, social e sexual. Um é dominante, um é reprimido e outro fica no meio. A ordem muda de pessoa para pessoa e influencia demais e inconscientemente como a pessoa se comporta.

Subtipo é o conjunto de comportamentos que nascem da combinação entre o instinto dominante e a paixão do Tipo. Analisando pela teoria de Instintos, sua autoconfiança e sua energia para a vida nos aponta para o Instinto Sexual como Dominante e eu diria que Social reprimido, pois ele não é muito focado no grupo. Já analisando pela teoria de subtipos, o 3 Sexual tem todas as questões de sucesso, performance e metas do tipo 3, mas é um 3 que fica mais no background, aparece menos.

O subtipo do tipo 3 que mais aparece e que brilha, é o social. O tipo 3 Autopreservação também é mais low profile e se parece mais com o tipo 1. Pensando somente no Instinto, Barney não é Social, mas pensando no subtipo, pode ser que seja. O que você acha?

Deixe seus comentários, vamos conversar! Para ver nossa análise completa, acesse nosso podcast pelo Spotify, Deezer ou Apple Podcasts, o EneaCAST. Ou veja nossos vídeos no Youtube com partes do PodCast

Se você gosta de séries de TV, veja o nossos posts sobre FRIENDS, Grey’s Anatomy e La Casa de Papel. E se você é ligado em política, não deixe de conferir nosso post sobre os tipos de personalidade de Sérgio Moro e Jair Bolsonaro.

Nos vemos em nossa próxima série! <3

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat