O Eneagrama e Grey’s Anatomy

Qual será o tipo de personalidade do Eneagrama dos personagens da série de TV, Grey’s Anatomy? Fizemos esse post especial com a nossa análise sob o olhar do Eneagrama dos tipos de personalidade de Meredith, Karev, Izzie, Bailey, Cristina e Derek. Logo faremos um novo post com mais personagens dessa série incrível que amamos.

Cuidados na análise dos personagens

O estudo do Eneagrama permite caminhar para o desenvolvimento se aproveitando das qualidades de cada tipo e encontrando equilíbrio. A ideia de estereotipar e colocar numa caixa com x y z características para o tipo tal, não é o intuito do Eneagrama e nem o nosso aqui. Dito isso, vale ressaltar que personagens de um seriado que ainda está ao ar após 16 anos podem apresentar várias características distintas em momentos diferentes, portanto vamos falar com base no que acreditamos ter maior recorrência.

Apenas temos nos lembrar que o Tipo do Eneagrama tem a ver com a motivação e, como a motivação é algo interno, só a pessoa é capaz de identificar o tipo dela.

O Eneagrama e Meredith Grey

A Dra Grey já sofreu mais perdas em sua vida do que a maioria de nós julga ser justo […]. A coisa mais incrível a respeito de Meredith no entanto é que ela pega toda essa dor, toda esta perda e ela transforma em motivação. Motivação para salvar vidas, para melhorar as coisas. E apesar de tudo que ela perdeu, ela continua encontrando alegria em seu trabalho como cirurgiã, como professora e como mãe. E ela conseguiu dividir esta alegria, com seu espírito de descoberta e da possibilidade de esperança quando ela está diante da escuridão.”

Este foi o discurso de Jackson, quando recebeu por Meredith o premio Harper, que ela não pôde buscar pessoalmente pois ficou cuidando de um trauma que apareceu de última hora. E não tinha melhor forma e representa-la.

Pelo sofrimento do discurso, logo pensamos no Tipo 4, mas percebe como ela demonstra muito menos sofrimento que os 4 em geral? Acreditamos que ela seja um 4 com Instinto Autopreservação Dominante.

A diferença do instinto de Autopreservação no Tipo 4

Aqui você deve ter se lembrado da cena do afogamento e pode estar achando que tem algo errado nesta análise. Ela chega a emergir na superfície daquela água congelante, mas de alguma forma parece que não tem forças para pedir por ajuda, sente que deve apenas desaparecer, e é exatamente isso que faz. Mas um Autopreservação não deveria prezar pela vida?

Não estamos falando de um AP qualquer, estamos falando de um tipo 4 Autopreservação (também chamado de Intrepidez, Imprudência ou Tenacidade). Esse subtipo oscila entre preservar a vida e a destruição total. É como se de tempos em tempos tivessem que colocar à prova se suas vidas valem mesmo a pena. E quantas vezes nós nos deparamos com Meredith fazendo esse autoboicote? Acaba com o teste clínico de Alzheimer de Derek, foge com Zola quando a assistente social aparece. Ela se coloca em situações de extremo risco como se fosse uma forma de testar se ela é merecedora.

As características do Tipo 4 Autopreservação

Os 4 APs sofrem calados como se tivessem que carregar todo o sofrimento de sua vida sozinhos. A inveja é menos aparente mas está lá dentro e faz com que a pessoa se torne ainda mais orientada para metas. Aí você deve se lembrar do quanto ela competiu com a Cristina, mesmo sendo sua melhor amiga.

Nesse subtipo a inveja é menos aparente e são os que mais se importam com os outros de maneira genuína. O 4AP é também aquele que sofre calado. Acredita que ele é quem deve carregar todo o sofrimento de sua vida sem que tenha que envolver ninguém, e é raro vê-lo chorar.

Outra característica desse subtipo é que eles se desafiam muito mais, colocam muito mais metas. Isso também é característica da asa 3 que acreditamos também ser o caso de Meredith. Ela é completamente direcionada ao sucesso e em ser a melhor naquilo que faz.

Um pouco mais do tipo 4 em Meredith Grey

Vemos também a sua empatia excessiva com as pessoas com quem se importa. Meredith se importa tanto com as pessoas que ama que quando aparece um problema ela o toma para si, fazendo do problema da pessoa o seu próprio problema. Quantas vezes nós a vimos defendendo Cristina quando ela entra em brigas com o Hunt? Ela não precisaria se intrometer, mas é mais forte que ela, pois a dor que ela sente é a mesma que a dor sentida por Cristina, ou até pior.

Pode parecer que estamos falando de um tipo 2 que tem a motivação de fazer pelo outro, mas não é esse o caso de Meredith, ela não apenas faz pelo outro como faz por ela, pois ela que sente aquela dor, e isso é coisa de tipo 4 e chamamos carinhosamente, essa característica, de “empatia vampírica”.

Esses são alguns dos motivos que nos fazem ver a Meredith como um tipo 4 do Eneagrama com asa 3 e instinto de autopreservação dominante.

O Eneagrama e Miranda Bailey

Imagina você chegando no seu primeiro dia de trabalho e descobrindo que a pessoa que irá te treinar tem o apelido carinhoso de “nazista’. Você a cumprimenta e a primeira coisa que ela diz não é nada parecido com “prazer em te conhecer”, “seja bem-vindo”, nem mesmo um “oi”. Não, a primeira coisa que ela diz é: “Eu tenho 5 regras, memorize-as. Regra 1: não perca tempo puxando o saco, eu já te odeio isso não irá mudar”.

As características do tipo 8 em Bailey

Essa é a Dra. Miranda Bailey, e sabemos que tem um dos tipos que é bem direto, não é mesmo? Podemos ver fortes traços do tipo 8 em Bailey. A primeira impressão que as pessoas tem ao terem contato com ela é a de que ela é uma pessoa grosseira, cruel e sem sentimentos. O tanque de guerra. A força e o poder do tipo 8 estão inteiramente presentes nela.

Ela causa impacto, fala o que tiver que ser falado da maneira mais clara e direta possível. Ela reclama que seus estagiários ficam choramingando. Ela bate, mas apenas para torná-los mais fortes, afinal eles precisam disso se quiserem chegar ao final do programa.

O Tipo 8 com instinto Social dominante

Dentre os subtipos do tipo 8, vemos características do instinto social em Miranda. O subtipo 8 SO, chamado Amizade, é o “social com tendências antissociais”, ou seja, ele é o rebelde que vai contra as regras sociais, principalmente se for para proteger seu bando. A luxúria aparece muito no “cuidar” da vida dos amigos, principalmente se os mesmos estão sendo injustiçados ou abusados.

É o mais protetor e leal dentre os tipo 8 e espera receber essa lealdade de volta. Quando alguém pisa na bola é a morte. Quando a Meredith estragou com a pesquisa de Alzheimer e o Dr. Webber assumiu a culpa, Bailey não podia ver Meredith nem pintada de ouro. Era como se tivesse levado uma apunhalada pelas costas da sua pupila. Exatamente o tipo de comportamento esperado de um 8 Social.

A Lealdade do Tipo 8

Bailey é tão leal e se importa tanto que quase perde o seu próprio casamento ao saber que a mulher de Richard deu entrada na Emergência. Ela faz de tudo para salvá-la. Casamento? Que casamento? Meu amigo precisa de mim agora e eu estou aqui para ajudá-lo. Tirou o vestido de casamento e entrou o jaleco em questão de segundos.

Agora, e quando vem a frustração? A frustração de não ter conseguido ser forte o suficiente para salvar alguém? A cena dela com Charles Percy no elevador é devastadora. A raiva! “Liguem os elevadores! Liguem os elevadores!”. Da raiva vem o choro, do choro vem a respiração e da respiração o entendimento de que nada mais poderia ser feito a não ser segurar sua mão e dizer: “Você não está sozinho”.

O Eneagrama e Alex Karev

O típico anti-herói. Quem não ama um bad boy? Karev é aquele personagem que mexe com a gente. Você passa de odiá-lo a amá-lo em questão de segundos. E essa é a magia do tipo 8. Acabamos de falar da Bailey que é um tipo 8 social, e agora vamos falar de um tipo 8 que tem como instinto dominante o Sexual, onde vemos essa explosão de opostos com mais intensidade.

O tipo 8 com instinto Sexual dominante.

Sabemos que pessoas do tipo 8 são diretas, retas, francas e sem tempo para melindro. Com eles o negócio é papo reto, doa a quem doer. É uma franqueza que pode devastar corações. Também sabemos que pessoas que tem o Instinto Sexual como instinto dominante, independente do tipo de personalidade, são mais explosivas, tem mais autoconfiança, são mais enérgicas e no geral tem uma energia mais quente. Junta isso com o tipo 8 e imagina o que sai!

Pois é, só poderia sair um bad boy/girl. Esse subtipo chamado “Possessividade” é onde encontramos os mais agressivos de todos e a luxúria do tipo 8 aparece através da rebeldia. Todos os personagens de Grey’s tem um pouco de falar o vem na mente, mas sem sombra de dúvidas Karev é o que mais fala descaradamente, sem filtro nenhum e f%^*-se a po%#@ toda. Esse subtipo é o que mais discorda das regras impostas e deixa bem claro que ninguém manda nele. É o mais impulsivo de todos.

Em contrapartida é o mais emocional dentro dos 8. Vemos a raiva aparecer com muita frequência, mas todas as outras emoções também, e por isso acabam sendo os que mais dão brechas para a vulnerabilidade aparecer podendo ser facilmente magoados pelas pessoas em que confiam. Karev tem um histórico gigantesco de decepções, desde quando criança, e por isso ele teve que se tornar tão duro e forte, para nunca mais ter que passar por aquele tipo de situação de novo. Não preciso nem falar dos seus relacionamentos amorosos, né?

E vemos ele de novo e de novo sendo pisoteado por aqueles em quem ele acredita. Gente, o que é a cena dele tocando guitarra com o pai dele? Fazendo um esforço imenso para tentar se aproximar, abrindo a sua vulnerabilidade, para novamente receber um soco no estômago da vida, mas de novo não, quem dá o soco agora é ELE!

A vulnerabilidade do tipo 8 em Karev

Quando criança teve que cuidar da família inteira,  teve que proteger os irmãos, cuidar da mãe esquizofrênica, expulsou o pai de casa para que ele pudesse tomar conta daquela família. Olha o tamanho da responsabilidade. O tipo 8 desde muito cedo tem a sensação de que precisa ser mais forte do que é para suportar uma determinada situação, ele sente que se ele fosse mais forte poderia ter impedido alguma coisa ruim que aconteceu. Podemos ver isso claramente quando a história da infância de Karev é contada, o quanto ele teve que se colocar forte ainda criança para conseguir suportar uma situação muito pesada e injusta com alguém que apenas uma criança.

Por isso agora, adulto, ele tenta ao máximo não mostrar a sua fragilidade e quando qualquer situação apareça que possa colocá-lo em risco, ele já parte para a briga. E quando eu digo briga, porrada mesmo!

O 8 Sexual se torna o centro das atenções com muita facilidade. É o que mais fala alto e a ideia de poder vem do dominar a outra pessoa. São pessoas magnéticas, bravas e que podem até ser ríspidas com os mais íntimos e terem uma predileção por discussões.

Karev fica mais a vontade e mostra mais a sua vulnerabilidade com a Meredith, que o protege com unhas e dentes. Nesses momentos vemos o quanto ele pode ser uma pessoa tenra e carinhosa. É quando nos apaixonamos e esquecemos toda aquela grosseria anterior.  

O Eneagrama e Derek Sheperd

“É um lindo dia para salvar vidas”.

Derek é sem sombra de dúvidas um cirurgião diferente dos outros. Dizem que nem todo artista é um tipo 4 mas que todo tipo 4 é um artista. E isso não significa que os tipo 4 estão todos no meio artístico, e sim que, independente do que faça, o fará de maneira única e bela. É como se conseguissem fazer poesia com qualquer coisa, e vemos isso claramente com Derek – que médico desenha um tumor na parede do seu quarto apenas para poder olhá-lo e desvendá-lo dia após dia?

As características do tipo 4 em Derek.

O tipo 4 faz parte do centro emocional e são pessoas que têm a crença que nasceram diferentes dos outros, únicas. São pessoas que tratam os assuntos com muita profundidade e que buscam por significado em tudo que fazem.  Derek mostrou sempre que tinha se tornado neurocirurgião para ir além. Não era apenas uma questão de salvar vidas, era por todas as vidas que poderia salvar ao fazer uma grande descoberta, como por exemplo a cura para Alzheimer.  É muito mais profundo e intenso que apenas ser o melhor neurocirurgião do país.

Sabemos também que o tipo 4 é também conhecido como o “Romântico” do Eneagrama, e se Derek não for o personagem mais romântico da face da terra, eu não sei quem é.  O pedido de casamento dele foi algo muito especial e único, começando com o fato que de ele não quis fazer como todo mundo e não se ajoelhou, não fez a pergunta, apenas se declarou. E como ele se declarou? Contando toda a história do romance dele e de Meredith através dos raios-x em que trabalharam juntos, dentro de um elevador. Quem poderia fazer algo tão especial se não um tipo 4?  E os votos de casamento feitos em um post-it?

As características do tipo 3 e o Subtipo 4 Sexual.

Derek também apresenta algumas características do tipo 3, mas acreditamos que ele as apresente por dois motivos diferentes: ele tem sua asa 3 bem desenvolvida, e ele tem o instinto sexual dominante, e você sabe como se chama o subtipo 4 Sexual? Chama-se: “Competição”. Pois é.

Esse subtipo é o mais bravo e assertivo dentre os subtipos do tipo 4. A inveja aparece na competição e são vistos pelas outras pessoas até como arrogantes por aparentarem uma auto estima muito elevada. Eles não são tão doces quanto o 4 Social e nem tão “low profile” quanto o 4 Autopreservação. O 4 SX irá mostrar a raiva em situações em que a pessoa faça com que ele se sinta menos e assim ele acaba passando por cima dos outros no estilo: “antes você do que eu”. Mas na verdade isso acaba machucando ele mesmo muito mais.

Vemos Derek sendo competitivo dessa maneira? Sim. Ele sempre mostrou extrema transparência, falava o que pensava e acabava machucando os outros, incluindo discussões com sua irmã, Amy. Uma outra característica desse subtipo é que tudo sempre será muito intenso, não tem meio termo, assim como foi o pedido de casamento de Derek para Meredith e toda a sua história com ela. Nada é suave, tudo é no extremo.

O romântico dentre os românticos do Eneagrama: 4 SX

As pessoas desse subtipo geralmente se apaixonam por pessoas a quem admiram muito.  Derek sempre admirou Meredith. Mas o que acontece quando a pessoa de desejo atinge objetivos que ele gostaria de atingir?  Os sentimentos de admiração, o sentimento de que há algo faltando – que sabemos ser o grande dilema do tipo 4 – e sentimentos de ódio, todos agem simultaneamente.

Surgem muitos problemas de relacionamento, pois aquela pessoa, cujas qualidades admira tanto, acaba sendo invejada e  ressentida por ela justamente por possuir tais qualidades. A idealização vira rejeição pelos mínimos defeitos. Podemos ver repetidas vezes Derek ressentir Meredith por conquistar espaços que ele gostaria. Toda a admiração que ele sente por ela se transforma em inveja e transforma o relacionamento em uma competição.

* SPOILER ALERT – Não leia caso não tenha assistido a temporada 10 em diante.

A volta para a essência.

Quando Derek deixa de ir para Washington para que Meredith possa se desenvolver, para que fosse a vez dela de brilhar, ele não o faz de todo o coração, e por isso acredita que sacrificou sua carreira por ela. A competição e a inveja estão presentes e as disputas começam, lembrem-se que ela também é um tipo 4 com asa 3.

Ele acaba se arrependendo e voltando para a sua família. Ele abdica de sua carreira quando está no topo para ficar com Meredith e as crianças.  Toda essa intensidade, todo esse romantismo, seu olhar penetrante, o fato de sempre fazer as coisas de uma maneira única e especial, com propósito e profundidade, nos faz acreditar que ele seja o tipo 4 do Eneagrama.

A sua última conversa com Amy foi um dos diálogos mais lindos e profundos do seriado. A epifania que ele teve sobre como estava sua vida e que na verdade ele não precisava de uma grande descoberta para mudar o mundo, que ele podia mudar o mundo simplesmente por fazer o que ele  fazia de melhor.

Ele se perguntou : “Quando que isso deixou de ser suficiente. Salvar a vida de alguém, quando que isso deixou de ser suficiente?”.  Nessa fala é como se ele, um tipo 4, tivesse finalmente achado sua completude e deixado de sentir a falta. Sua vida estava completa, ali, com tudo o que ele tinha. Com Meredith, com seus filhos, com seu trabalho. Não precisava de mais nada, finalmente.

O Eneagrama e Cristina Yang

Diálogo entre Cristina e Meredith

– (Grey) Como foi?
– (Yang) Os exames parecem bons. Ela desceu para o UTI. Se quiser..
– (G) Você roubou essa cirurgia de mim.
– (Y) Desculpe. Eu queria mesmo que você estivesse lá comigo.
– (G) Eu me matei para fazer esta cirurgia com você e você a tirou de mim. Foi golpe baixo.
– (Y) Você estava despreparada, desconcentrada e atrasada. Não roubei a cirurgia. Eu a resgatei de você. Porque não podia fazê-la.
– (G) Sei que acredita ser uma dádiva para a medicina mas sou tão talentosa e competente quanto você.
– (Y) Não, não é. Desculpe, mas você não é. E isto não tem problema. Agora, suas prioridades são outras. Diminuiu suas horas clínicas, tem operado menos, não está fazendo mais pesquisa, e eu entendo. Tem a Zola, o pequeno Bailey e você quer ser uma boa mãe.
– (G) Eu não estou acreditando! Está dizendo que não posso ser boa cirurgiã e boa mãe.
– (Y) Não disse isso. Bailey é mãe e foi fantástica hoje.
– (G) Então o que está dizendo?
– (Y) Estou dizendo… ok. Bailey nunca se rendeu. Ela mora aqui. A Callie nunca se rendeu. Ellis Grey nunca se rendeu. E sei que não quer ser como a sua mãe. Estou dizendo… Você e eu começamos no mesmo caminho, ao mesmo tempo e num dado momento, você se rendeu. Você diminuiu o passo. E não diga que eu não apoio isso, porque apoio. Fez suas escolhas e elas são válidas. Mas não finja que elas não afetam suas habilidades. Você é uma cirurgiã muito boa. Mas agora estamos em lugares diferentes. E não tem problema nenhum nisso.

Yang se formou em Stanford, uma das mais renomadas universidades dos EUA. Isto já seria um tremendo diferencial, mas temos que nos lembrar que ela foi a primeira aluna da classe – informação que aparece já no primeiro episódio, para a gente saber que ela não veio à passeio, nem para fazer amigos.

As características do tipo 3 em Cristina

Esta Tipo 3 trouxe muito mais competição para o Seattle Grace Hospital e tirou muita gente da zona de conforto. Se você quisesse ser tão boa quanto Cristina, você tinha que ralar muito. Extremamente focada em seus objetivos profissionais, ela fez escolhas que colocaram sempre a sua carreira em primeiro lugar. Podemos citar várias disputas e cirurgias “roubadas”, mas talvez suas escolhas mais significativas tenham sido a respeito da maternidade.

Ela engravidou duas vezes durante o seriado, uma de Burke e outra de Owen. Em ambas oportunidades, ela opta pelo aborto, mesmo que isto coloque seu casamento em risco. Ficou evidente (e gerou boas discussões na época) que ela não queria ter filhos e que um dos motivos era que isto atrapalharia sua carreira.

Yang reprime seus sentimentos e parece ter pouca empatia e paciência com os sentimentos alheios. Ela é muito franca e direta ao dar diagnósticos aos pacientes e não consegue acolher o sentimento deles. Em várias cenas, ela desvia ou fica muito sem graça com abraços dos pacientes, sejam gestos de alegria ou tristeza.

É como se o sentir pudesse atrapalhar suas metas. Mas lá no fundo, quando a emoção toma conta, podemos ver Yang acessando tudo aquilo que reprimiu e com muita intensidade, como no dia do seu primeiro aborto, que ela chora histericamente por horas ou no dia do seu casamento, quando é abandonada no altar por Burke.

O Tipo 3 com instinto de Autopreservação dominante

Em relação ao instinto dominante, acreditamos que Yang seja da turma dos Autopreservação. A combinação deste instinto com oTipo 3 resulta no subtipo mais workaholic de todos os 3s, os mais sérios, focados no trabalho e orientado às metas.  Além disto, são os mais autossuficientes  (parece que ela não precisa de ninguém nunca, né?) e são os 3s que mais tem dificuldade em manter laços profundos com outras pessoas. Ela e Meredith viraram a “person” uma da outra, mas demorou bastante para isto acontecer.

E mesmo ela se tornando a “person” da Meredith, podemos ver que Yang continua sendo menos pessoal nas suas relações, principalmente quando algo se opõe à realização da sua meta. Ela não poupa palavras quando Grey está retornando da licença maternidade e fazendo de tudo para equilibrar as coisas e chegar em tempo a uma cirurgia com Cristina – diálogo que colocamos logo no início.

Após excluir Grey da cirurgia por estar atrasada e despreparada, Yang deixa claro para a amiga que elas não estão mais no mesmo nível, pois a prioridade de Meredith agora é a maternidade e que esta escolha afeta as habilidades médicas de Grey. Direta, sem rodeios e com foco no resultado. O 3 AP é o menos político de todos – o que não é muito comum para os dois outros subtipos.

O Eneagrama e Izzie Stevens

“Sou ambas. Sou uma cirurgiã e sou uma pessoa que se envolve emocionalmente. E nunca mais vou passar do limite, como fiz com Denny. Aprendi minha lição, mas ainda sou ambas. E não vou abrir mão de nenhuma parte de mim, nem me desculpar por isto.”

Assim a Izzie se descreve, logo após doar dinheiro anonimamente para uma paciente que necessitava de uma cirurgia, mas não tinha recurso. Quando Bailey descobre quem é a doadora, ela chega a pensar que Izzie fez isto para garantir que participaria de uma cirurgia rara, quando na verdade, ela só doou para ajudar. Já sabe qual o tipo dela? Uma apaixonante Tipo 2.

As características do tipo 2 em Izzie

Ela não é uma médica comum, ela realmente se importa com os pacientes. Se importa a ponto de passar dos limites. Se importa a ponto de amar os pacientes e de aceitar um pedido de casamento feito por um deles! Como não se lembrar de Denny Duquette? Ela bola um plano para piorar a condição de saúde dele e garantir um novo coração rapidamente. Ela sabia o que era melhor para ele.

Não é só com seu amado que ela se importa assim. Ela sabe o que é melhor para Meredith. Ela convence a amiga de que a mesma deve trocar o sexo por tricô e como a amiga não sabe tricotar, Izzie faz um suéter para substituir “trabalho ruim” que Meredith fez e, assim, manter a amiga motivada a continuar.

Ela sabe o que é melhor para George, que obviamente não é ter se casado com Dra Torres – ela deixa bem claro que este casamento é um “big mistake” e ela pode dizer que é um erro pois ela é amiga dele e o ama muito. O amor justifica tudo e todas as coisas na vida dela.

O Instinto Social dominante para o tipo 2

Acreditamos que Izzie tenha o Social como Instinto Dominante. Este subtipos é o mais competitivo dos 2s e podemos perceber que na competição Izzie se sente superior, não se afetando pelo seu histórico de ser a “moça bonita que pagou a faculdade posando de lingerie”. Além do papel de boazinha protetora, Izzie sustenta a imagem de influência e competência, características dos 2SO.

E então, o que achou? Deixe seus comentários, vamos conversar! Para ver nossa análise completa, acesse nosso podcast pelo Spotify, Deezer ou Apple Podcasts, o EneaCAST. Ou veja nossos vídeos no Youtube com partes do PodCast

Logo iremos falar de mais personagens de Grey’s Anatomy!

Se você gosta de séries de TV, veja o nossos posts sobre FRIENDS, How I Met Your Mother e La Casa de Papel que estão sensacionais. E se você é ligado em política, não deixe de conferir nosso post sobre os tipos de personalidade de Sérgio Moro e Jair Bolsonaro.

Nos vemos em nossa próxima série! <3

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat