O que é o Employee Experience.

employee experience

employee experience

Você já ouviu falar sobre Employee Experience? O que é esse novo conceito que tem se falado tanto nesse último ano e que é o foco de 2020 nas empresas que estão à frente das tendências?

O Employee Experience é que a experiência do colaborador dentro da empresa, ou seja, tudo o que ele vivenciou e como se sentiu desde o momento da sua contratação e integração até o momento do seu desligamento. É como o colaborador experimentou seu ciclo de vida dentro da empresa. Já parou para pensar como tudo na vida são experiências e que elas podem ser positivas ou negativas? O local onde trabalhamos também nos promove uma dessas experiências.

Employee Experience: Olhar para o futuro.

Empresas que olham para o futuro já perceberam há tempos que se não investirem em seus colaboradores, não terão um futuro para olhar. As pessoas são as grandes responsáveis por todo o resultado gerado pelas empresas, são responsáveis pelos lucros ou pelos prejuízos. Tudo está nas mãos de quem realiza o trabalho. Então por que focar somente em melhorar relacionamentos com os clientes e não com os colaboradores?

A verdade é que ao melhorar o relacionamento com o seu colaborador, o relacionamento com o cliente irá melhorar como consequência, e assim também será para a saúde financeira da empresa. Isso mesmo, saúde financeira. Foi comprovado que empresas que investem em Employee Experience tem um Retorno Sobre Ativos (ROA) 3x maior e dobram a sua margem de lucro operacional. Essas informações estão disponíveis no artigo “The Financial Impact of a Positive Employee Experience“, pesquisa realizada pela IBM e Globo Force.

Para uma Employee Experience Positiva.

E como conseguir uma Employee Experience positiva? O ambiente de trabalho deve ser um lugar saudável, sustentável à relacionamentos e onde o colaborador se sinta parte da empresa, onde ele se sinta ouvido. Para criar uma boa Employee Experience, devemos considerar coisas como:

  • Propósito no Trabalho;
  • Empowerment e dar voz ao colaborador;
  • Feedback, Reconhecimento e oportunidade de crescimento;
  • Bom relacionamento entre os colaboradores;
  • Confiança na empresa;
  • Equilíbrio na vida profissional.

Ambiente de trabalho sustentável

Cada vez mais os grandes líderes focam em promover um ambiente de trabalho que seja sustentável. Hoje sabemos como cresceram os casos de pessoas que saem de licença por conta de problemas sérios de depressão, ansiedade, burnout e pânico. Sem as pessoas a empresa não produz, portanto não há por que continuar nessa pressão constante por resultados a ponto de causar esse tipo de resposta do corpo e da mente, que no final só irá prejudicar mais a todos. Se o ambiente de trabalho for saudável e se a experiência do colaborador for positiva, só resultados positivos virão disso.

A sua empresa contribui para uma Employee Experience positiva? Conta aqui pra gente como você trabalha para criar um ambiente saudável para seus colaboradores. Aproveita e dá uma olhada em nossos outros artigos com várias dicas para quem é da área de RH, basta clicar aqui.

Compartilhe!

Os comentários estão encerrados.

WhatsApp chat