O Eneagrama na Política

O Eneagrama na Política é algo interessante de analisar. Resolvemos fazer esse post para trazer uma série de reflexões sobre as análises dos tipos de personalidade e também sobre como o viés político pode impactar nessas análises. 

Conseguimos ser imparciais ao analisarmos o Tipo de Personalidade das figuras políticas?

Você já parou para pensar o quanto ficamos empolgados quando descobrimos que um personagem – de filmes, séries, novelas – que gostamos pode ter o mesmo tipo de personalidade que o nosso? E o quanto nós ficamos chateados quando é um personagem que não gostamos? E quando falamos de figuras políticas? Será que acontece a mesma coisa? Quão imparcial conseguimos ser e separar a pessoa do Tipo de Personalidade?

Então vamos falar sobre o Eneagrama na política.

A polarização do mundo que vivemos hoje.

A polarização do mundo tem aparecido em diversos assuntos. As pessoas parecem não concordar sobre nenhum assunto – de partos à alimentação, passando por todos os outros assuntos que podem existir entre um e outro tema. Com os últimos acontecimentos no Brasil, os ânimos ficaram bastante alterados e polarizados quando o assunto é política.

Sem dúvidas, a política tem sido palco onde o amor e o ódio se encontram e às vezes coexistem simultaneamente na mesma pessoa ou são direcionados para o mesmo alvo.

Então resolvemos fazer um experimento social. Foi um tanto quanto perigoso, mas a nossa curiosidade falou mais alto que o risco. Fizemos uma enquete nos stories perguntando qual o Tipo de Personalidade dos políticos que são grande foco de polarização, que dividem opiniões e fortes sentimentos de amor e ódio no momento: Bolsonaro e Moro. E depois incluímos mais duas figuras também polêmicas, mas que não estão tanto em evidência no momento atual: Lula e Dilma.

A reação das pessoas com relação ao tipo de personalidade dos políticos.

Não, nosso interesse não estava em “descobrir o tipo” deles. Nosso interesse estava na reação das pessoas em relação aos políticos. E os resultados foram bem interessantes. Embora a enquete fosse sobre “qual o tipo?”, a simpatia ou antipatia popular sobre os políticos sobressaiu e, isto aconteceu com mais ênfase com aqueles envolvidos nos acontecimentos mais recentes: Moro e Bolsonaro.

Além dos comentários na própria enquete, no direct várias pessoas fizeram comentários que mostravam uma possível simpatia ou antipatia aos políticos: “só me diga que ele não é 4”, “8 ele não é, de jeito nenhum” ou “certamente ele é tipo 1”.

Conseguem imaginar o Tipo de Personalidade das pessoas que fizeram estes comentários…? Curiosamente, elas se identificam com os mesmos tipos que elas indicam nos comentários. E, além disto, percebemos também que o tom de aprovação ou reprovação no comentário tinha coerência com a aprovação ou reprovação que a pessoa sente pelo político. 

Um fenômeno chamado: Viés

A conclusão de tudo isto…? Nenhuma. Não temos dados suficientes para concluir nada, mas sim para alertar para um fenômeno que vemos muitas vezes acontecer chamado viés. Se eu gosto do outro, eu tenho a tendência a enxergar as características positivas que validam a minha opinião. Se eu não gosto do outro, eu tenho a tendência a enxergar as características negativas que, da mesma forma, validam a minha opinião.

Isto acontece na vida real, assim como acontece quando estamos falando de Tipo de Personalidade. Se eu admiro tal pessoa e me vejo nela, eu começo a enxergar os comportamentos que eu julgo como similares aos meus e automaticamente eu julgo a motivação da pessoa como se fosse a minha. Ouvimos de um Tipo 8 estes dias… “Ele falou grosso e não parou para pensar…. eu entendo isto, ele só não quer se mostrar frágil.” E quem garante isto?

Quando eu não admiro tal pessoa, acontece a mesma coisa. Eu posso me comportar exatamente igual a ela, mas meus motivadores são mais “nobres”, já a outra pessoa é “sem vergonha mesmo”. Podemos ver um exemplo simples disto na (pequena) corrupção nossa de cada dia – estacionar na vaga de um idoso? – mas que, no nosso caso, foi porque a gente estava com muita pressa e não tinha ninguém precisando estacionar no momento, então não prejudicamos ninguém.

Essa projeção dificulta olharmos as pessoas como elas realmente se comportam. Entender que a parcialidade e o viés existem e sempre vão existir (afinal, somos humanos), nos ajuda ampliar a consciência e a olhar para mais partes do mesmo todo. Nos ajuda a diminuir a tensão da polarização, a entender o ponto de vista do outro e a defender as nossas ideias com mais clareza e objetividade, inclusive sobre qual o Tipo de Personalidade dos Políticos.

E falando nisto, o resultado das votações, apesar de não ser nosso foco principal, também nos permite algumas análises interessantes. Mas isto será assunto para um outro artigo que colocaremos aqui em breve, será a segunda parte do Eneagrama na política, aguardem!

Compartilhe!

Alessandra Tavares
Alessandra Tavares
Graduada em psicologia pela UFSCar e pós graduada em Gestão Estratégica de Empresas pela Unicamp. Certificação Internacional em Coaching, Enneagram Professional Training Program (EPTP), Eneacoaching ®, DISC, Assessment Comportamental (IBC). Atuação em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como Cosan/Raízen e Whirlpool. Especialista em processos de desenvolvimento humano aplicado à diversos contextos.

Os comentários estão encerrados.

WhatsApp chat