Eneagrama: como ele mudou a minha vida?

O Eneagrama das Personalidades é uma das mais eficientes técnicas de autoconhecimento ao redor do mundo. Isso você já sabe, mas e na prática? Como fazer para aplicá-lo no dia a dia? Como ele muda a vida das pessoas? Será que tem grande influência na rotina ou é apenas uma simples mandala de 9 tipos? 

Bom, só de você se esforçar para se conhecer na descoberta inicial do seu tipo, você já começa a mudar. Você muda o olhar que tem sobre si, de que forma o seu tipo influencia na sua vida, em quais âmbitos, quais são as influências negativas e positivas dele, etc. Depois, ao descobrir instintos e os caminhos de desenvolvimento, a mente clareia ainda mais e você passa a ser mais cauteloso nas ações, perceptivo no que acontece com você e ao seu redor.  

Você passa a se desenvolver aos poucos e sua vida ganha outro rumo!  

“Ok, Alê, falar é fácil. Eu quero ouvir de quem já passou por isso!” 

Tudo bem, tudo bem, eu trouxe alguém aqui para te contar na prática como o Eneagrama mudou a vida dela. Ela se chama Gabriela Infanger, é uma jornalista tipo 9 que abriu o coração sobre a experiência que teve no mundo do autoconhecimento: 

 

Procurei o Eneagrama para me ajudar na gestão de pessoas quando fui promovida à coordenadora. Achei que seria interessante ter uma ajuda profissional para entender se eu estava fazendo tudo certo e o que poderia ou não ser melhorado. 

Eneagrama me ajudou muito, não só na parte de gestão de pessoas, mas na parte pessoal também. Aprendi a respeitar mais os outros e as minhas próprias vontades, aprenda falar não e, quando não consigo, encontro caminhos para que pessoa entenda que aquela não é a única solução. 

Aprendi, também, a ajudar os outros no sentido de que todo mundo tem pontos fortes e fracos. Passei a pensar em maneiras de equilibrar isso para transformar pessoas, por exemplo, para melhorar o trabalho em equipe. 

No âmbito profissional, consegui ajudar a minha equipe a enxergar mais os pontos fortes que possui e mostrar o quanto cada um deles pode ser mais feliz se buscar o autoconhecimentoFoi aí que comecei a indicar o Eneagrama para todos ao meu redor, porque realmente me ajudou muito!  

Em relação aos meus instintos, que são social dominante e autopreservação reprimido, passei a entender como eles podem influenciar tanto na minha vida. Eu tive uma hérnia na coluna e hoje vejo que, se eu tivesse cuidado mais de mim e olhado para meu instinto reprimido um pouco antes, não teria tido todos os problemas de saúde que tive e as complicações com a hérniaJá o meu social dominante influenciou muito quando fiz uma transição de carreira, porque eu só me preocupei com a equipe que eu estava deixando para trás, não com o dinheiro ou o trabalho em si. E foi muito difícil para uma social sair do meu grupo, ainda é, mas estou aprendendo a melhorar nesse quesito também. 

Outro ponto que foi importantíssimo na minha vida foi a minha capacidade de perceber como é fundamental eu ter a minha própria opinião e ir em frente com elaComo é preciso aprender a falar não e, mais ainda, como eu aprendi depois de um longo caminho de desenvolvimento. Hoje eu percebo que tenho muitos pontos fortes e que posso e devo me valorizar mais!” 

Eu lido com pessoas em desenvolvimento o tempo todo e relatos como esse são muito comuns! O que é satisfatório, afinal esse é o objetivo: transformar pessoas para que encontrem o melhor de si e se tornem esse melhor através do autoconhecimento.  


Você percebe agora como o Eneagrama é transformador?  

Você se sente ponto para mudar? ?   

Compartilhe!

Alessandra Tavares
Alessandra Tavares
Graduada em psicologia pela UFSCar e pós graduada em Gestão Estratégica de Empresas pela Unicamp. Certificação Internacional em Coaching, Enneagram Professional Training Program (EPTP), Eneacoaching ®, DISC, Assessment Comportamental (IBC). Atuação em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como Cosan/Raízen e Whirlpool. Especialista em processos de desenvolvimento humano aplicado à diversos contextos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat