Você fala espanhol ou portunhol?

Com certeza ao preencher o seu currículo, em algum momento da sua vida, você já colocou que tem nível intermediário de espanhol. Afinal, você até que entende a letra daquela música latina e quando foi até a Argentina conseguiu se comunicar com os nativos. Mas já parou para pensar que esse equívoco pode custar a vaga de trabalho tão desejada?

Pois é. Muita gente, infelizmente, acaba se auto sabotando quando o assunto é fluência da língua espanhola no CV. E isso pode acontecer por despreparo ou mesmo ingenuidade. Ter um nível intermediário ou avançado em espanhol significa mais do que simplesmente conseguir se virar em um país de língua espanhola ou construir algumas frases com a pronúncia correta. E dizer pra um recrutador que você possui uma habilidade quando na verdade não a tem, pode manchar a sua reputação tornando-o carta fora do baralho.

Cada vez mais exigido pelas empresas, o espanhol vem deixando de ser um diferencial para tornar-se uma exigência. Afinal, a língua é a segunda mais falada no mundo e a terceira mais usada na internet. Além disso ela é majoritária na América do Sul – o que pesa e muito a seu favor levando-se em conta o Mercosul e a importância da relação econômica entre os países do bloco.

E quem entende essa importância e busca um conhecimento técnico da língua – por meio de escolas e profissionais capacitados para tal – está um passo à frente de quem acredita que, devido à similaridade ao português, não precisa estudar o espanhol.

Sim, é um fato que as duas línguas são parecidas. Ambas se originaram do latim e se desenvolveram praticamente no mesmo período na Península Ibérica, região onde hoje estão Portugal e Espanha. No entanto, elas trilharam caminhos diferentes e receberam influências distintas, o que acabou por torná-las bem diferentes. É aí que muita gente comete o erro de achar que, por ser fluente em uma, pode arriscar-se na outra.

Mas como saber qual é o seu real nível de espanhol? Para isso, o Conselho Europeu elaborou o Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER), que nada mais é do que uma padronização da metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação das línguas. A partir de cada uma das capacidades comunicativas – orais, escritas, e de entendimento – é possível distinguir o nível de conhecimento do idioma.

Na internet você encontra o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e testes que diagnosticam qual é o seu nível. Feito isso, saberá seu real grau de conhecimento na língua espanhola e poderá ser fiel a ele em seu currículo.

Lembre-se: pior que não saber uma língua é dizer que tem conhecimento na mesma e ser pego de saia justa em uma eventual entrevista de emprego. Por isso não se arrisque! Seja sincero em seu currículo e aproveite enquanto não aparece alguma oportunidade para estudar o espanhol e tornar-se realmente nível intermediário ou mesmo avançado na língua.

No programa Recoloque-se, você encontra mais dicas para não pisar na bola na hora de preencher seu currículo ou participar de um processo seletivo em espanhol. E mais, o curso online traz ainda outras etapas importantes para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho como planejamento, autoconhecimento, currículo, entrevistas, dinâmicas, língua inglesa… Processos importantes para alcançar a tão esperada vaga de trabalho. Confira: https://ellune.com/recoloque-se-de-volta-ao-mercado-de-trabalho/.

Graziele Infanger Soares

Professora de espanhol e diretora da ID Solução en Ensino de Línguas.

Compartilhe!

Alessandra Tavares
Alessandra Tavares
Graduada em psicologia pela UFSCar e pós graduada em Gestão Estratégica de Empresas pela Unicamp. Certificação Internacional em Coaching, Enneagram Professional Training Program (EPTP), Eneacoaching ®, DISC, Assessment Comportamental (IBC). Atuação em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como Cosan/Raízen e Whirlpool. Especialista em processos de desenvolvimento humano aplicado à diversos contextos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat