{MINISÉRIE ANO NOVO-EQUIPE NOVA} A etapa de Medição de Resultados

Ano novo, equipe nova! Para você começar o ano gerenciando bem sua empresa, a Ellune preparou uma minisérie de conteúdos sobre uma das partes mais importantes dela: o processo de Gestão de Pessoas. Esse processo é composto por cinco etapas, e este conteúdo é a última delas!

A última etapa dessa história toda de gerir pessoas é a de Medição de Resultados. É o momento em que você, gestor, e seu funcionário vão apurar se os objetivos estabelecidos lá na segunda etapa foram alcançados. Se esse processo foi feito prestando atenção nas etapas e nas barreiras que foram sendo encontradas ao longo do período determinado, essa será apenas uma formalização dos resultados.

O resultado esperado é o atingimento dos objetivos que foram estabelecidos, mas lembre-se que esse não é o único resultado positivo possível. Às vezes, algumas barreiras podem não terem sido eliminadas totalmente, prejudicando o resultado final. É importante, no entanto, notar como seu funcionário se capacitou e o que ele construiu até então. Se houve uma melhora significativa, mas não total, é preciso entender o que ainda é uma barreira no caminho do seu funcionário, seja técnica, estrutural ou comportamental.

Quando um resultado esperado não é atingido, é comum que os gestores deem um feedback negativo. Saiba que se isso acontecer, a responsabilidade não é apenas do seu funcionário. Sabe por quê? Lá no comecinho, vocês dois fizeram um acordo e se isso aconteceu, é porque os dois tinham um objetivo. Então sente com seu funcionário e reveja as etapas do processo de gestão de pessoas e tente entender os motivos desse resultado. Ainda existe alguma barreira? O que saiu do controle? A partir dos erros é que se traçam novas estratégias para novas tentativas.

Outro ponto importante que um gestor precisa ter em mente é que não é porque um resultado não foi atingido que o processo não importou ou não funcionou. Lembre-se que durante esse período de acompanhamento, um plano de desenvolvimento foi criado e assim, seu funcionário se capacitou ainda mais.

Mas a ideia é que se o processo foi bem estruturado, a probabilidade de um retorno positivo será muito maior. Isso porque, ao longo desse tempo, você foi eliminando os empecilhos para que seu funcionário atingisse um objetivo maior. E isso também é mérito! Isso também merece um feedback e um reconhecimento. É preciso criar o hábito de pontuar o que está sendo bom e não apenas o que está dando errado! O reconhecimento faz parte de qualquer ciclo na vida de uma pessoa, e no ciclo de gestão de pessoas isso não pode ser diferente! Quanto mais você reconhecer seu funcionário, mais ele compreende o que deve fazer para chegar lá, mais ele se sente parte dela da empresa e claro, se dedica ainda mais. Acontece aquilo que chamamos de “vestir a camisa da empresa”.

Percebe como todas as etapas foram se completando? Primeiro selecionamos um candidato com o perfil já determinado e parecido com o da nossa empresa. Depois, sentamos com ele e estabelecemos o que seriam nossos objetivos principais. Durante todo o processo, fizemos reuniões de acompanhamento de resultados para entender, bem de pertinho, o que ele precisaria para se desenvolver: um treinamento, um congresso ou até mesmo um coaching para melhorar o relacionamento com outros setores da empresa. Após capacitar nosso funcionário, chegamos a etapa final de saber se as barreiras necessárias foram eliminadas e os objetivos estabelecidos lá no começo foram atingidos.

Mas e agora, Ale? Fim? Acabou? Não… o processo de gestão de pessoas é um ciclo, nunca acaba. Isso porque quando chegamos na etapa de medição de resultados temos dois caminhos: se os objetivos forem atingidos é porque um projeto ou uma parte dele foi concluída, ou seja, precisamos estabeleces NOVOS objetivos, eliminar OUTRAS barreiras e assim vai. Se o primeiro objetivo não foi atingido, ok… Precisamos voltar para a etapa de acompanhamento e entender o que aconteceu, quais barreiras não foram eliminadas a fim de chegar em um resultado final DIFERENTE do primeiro. E por aí vai…

Deu para entender a importância e a eficácia do processo de gestão de pessoas? Como isso funciona ai na sua empresa?

Durante cinco semanas, dividimos os conteúdos para facilitar o entendimento de cada uma das etapas. Perdeu alguma? Você pode rever cada uma delas clicando aqui.

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat