{MINISÉRIE ANO NOVO-EQUIPE NOVA} A etapa de Seleção

Ano novo, equipe nova! Para você começar o ano gerenciando bem sua empresa, a Ellune preparou uma minisérie de conteúdos sobre uma das partes mais importantes dela: o processo de Gestão de Pessoas. Esse processo é composto por cinco etapas, as quais são todas necessárias para gerar resultados.  A primeira é a de recrutamento e seleção. A segunda é a de contratação de metas e de estabelecimentos de objetivos, quando eu, dono da empresa/gerente te digo o que espero de você, quais são suas atribuições e pelo o que eu vou te cobrar. A terceira etapa é a de acompanhamento, com feedbacks sobre o desempenho do funcionário. A quarta é a de desenvolvimento, quando percebo se meu funcionário precisa de aperfeiçoamentos com treinamentos e coaching, por exemplo. A última etapa deste ciclo é a medição de resultados.

Neste conteúdo, exploraremos a primeira etapa: a de seleção. Essa é a grande etapa de todo o processo, já que um acerto aqui, pode te economizar muito dinheiro lá na frente! Isso porque quando contratamos uma pessoa com o perfil e as qualificações que esperamos, o retorno que ela nos dará é muito mais rápido e o investimento em treinamento e aperçoamentos será muito menor.

A economia também se dá nesta etapa uma vez que sendo essa a pessoa adequada ao perfil da empresa, ela passará mais tempo na sua empresa e consequentemente, mais tempo compartilhando o conhecimento dela. Quando uma pessoa consegue prover tantos bons resultados, ela se sente feliz e claro, contagia a equipe com essa felicidade. Percebe como uma coisa puxa a outra?

Fazer um processo seletivo, ao contrário do que os pequenos empresários imaginam, não é apenas para empresas de grande porte. As etapas de seleção podem ser aplicadas a qualquer empresa, o que pode diferenciar um processo do outro é a quantidade de pessoas que se candidatam, o que claro, necessita de mais fases eliminatórias.

O primeiro passo da seleção é saber para quando você precisa de uma pessoa exercendo determinada função. Ou seja, se eu preciso de um estagiário para o começo de feveiro, não posso começar o processo seletivo ao final de janeiro. Isso porque o candidato selecionado precisa de um tempo para integração e adaptação na empresa, o que é o preparo para que ele tenha condições de performace no tempo certo.

O segundo passo é levantar informações sobre o cargo que esta contratando, ou seja, quais são as competências técnicas e comportamentais e também quais são as responsabilidades dele. Com base em alguns requisitos determinados pela empresa, como formação, tempo de experiência, perfil, etc., começam as triagens de currículos. Nesse funil, o próximo passo é o contato direto com o candidato. É nele que você vai validar os pontos técnicos e comportamentais do candidato e entender se ele se encaixa ou não nos requisitos e no perfil da empresa.

Caso o processo tenha outras etapas, como testes ou dinâmicas, elas precisam ser alinhadas com algum dos requisitos determinados pela empresa, por exemplo, que seja possível analisar se o candidato se adequa a alguma situação real do cargo. Isso permite afunilar ainda mais o funil de seleção.

Bastante coisa a que se atentar, né? Mas, com certeza, valerá a pena! A próxima etapa do processo de Gestão de Pessoas é o ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS, super importante para “combinar o jogo” e direcionar os esforços dos seus funcionários para as tarefas que gerarão mais resultados. Aguarde 🙂

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat