Como o Oscar pode te ensinar a reconhecer os seus funcionários

Vamos chamar de atrapalhada. Ou quem sabe confusão?  Warren Beatty e Faye Dunaway se confundiram ao ler o cartão errado anunciando que ‘La la land’ foi o vencedor na categoria de melhor filme. O produtor avisou que ‘Moonlight’ era o verdadeiro escolhido e que não, não era uma brincadeira. E o pior? Aconteceu bem no momento de anuncio de sua principal categoria.
Imagine. Você cometendo um erro (dos piores) em frente não só da sua empresa inteira, como também do mundo. Em segundos, já existem milhares de memes. Certamente, você seria lembrado (de uma péssima maneira) para todo o sempre.

E como é que isso pode te ensinar a reconhecer seus funcionários e te dar uma lição de planejamento estratégico?

Quando pensamos em RECONHECIMENTO, na maioria das vezes, associamos a ideia ao dinheiro ou a uma bela promoção. Que sim, são formas de reconhecimento mas, nem sempre viáveis. Você sabe que é impossível promover ou dar um aumento de salário para todo mundo que merece, todos os meses ou anos.

E agora também, vamos te contar uma coisa importante sobre isso: o impacto desses dois tipos de reconhecimento: normalmente dura pouco. O colaborador fica feliz e logo passa. Ele volta ao estado anterior.

Ou seja, você precisa criar outras estratégias de reconhecimento. E aí é que chegamos ao OSCAR. Calma, não vamos te mandar pagar uma viagem a Las Vegas para os colaboradores pisarem no red carpet. Mas, se você tiver condições para fazer, tire foto e divulgue para o resto da empresa inteira.

É isso. Estamos falando de reconhecimento. Esse reconhecimento exposto e visível para toda a organização, se torna a melhor das estratégias!
Você acha que alguém que concorre ao Oscar precisa do dinheiro da premiação ou do ouro da estatueta? O ator pode ser o mais rico do mundo, ter feito mais de cinquenta filmes e ele sonha com o Oscar. Ele sonha porque é o momento em que o mundo vai te conhecer. É o momento em que todas as pessoas vão falar sobre o quanto ele foi bom. A maior das maiores visibilidades.

Foto: Divulgação

E é por isso que a grande gafe cometida por Warren Beatty e Faye Dunaway foi tão séria e deve ter gerado um certo trauma. Para a produção do evento, para os dois e principalmente para o elenco de ‘La la land’, que já estava em cima do palco, de estatueta na mão. Eles se sentiram os melhores do mundo (e poderia ser da empresa) e depois os piores.

Ao reconhecer publicamente, você deixa um recado

O recado pode ser positivo ou negativo. Se você reconhece um colaborador perante a empresa inteira por um comportamento exemplar ou por uma meta esperada, você está deixando claro que é disso que você gosta e é isso que busca em seus outros colaboradores. E certamente, os outros vão querer também. Repetir os comportamentos, as metas e serem reconhecidos por isso. Ufa, você tem uma empresa funcionando como você planejou.
Agora, se você reconhece por algo errado ou algo não tão legal assim, só por reconhecer e ‘cumprir’ tabela, o mesmo acontece. Você passa o recado errado e os outros colaboradores vão querer também e repetir o comportamento também. Preste atenção na hora de fazer. Você precisa pensar pelo que vai reconhecer e como vai fazer isso. Não vale dar a estatueta para o colaborador errado, chamar ele ao palco e anunciar o erro no microfone. O efeito vai ser contrário.

Dicas de como reconhecer publicamente

Você pode premiar, criar ‘funcionário do mês/ano’ no jornalzinho da empresa, presentear com viagens e colocar fotos no mural da organização contando sobre a viagem e porque ela foi conquistada, definir quadros nas mídias sociais que valorizem algum projeto e atitude do colaborador  etc. Entenda que é mais do que um simples feedback, ok?

O importante é reconhecer e dar visibilidade a esse reconhecimento. Os seus melhores funcionários merecem o red carpet da sua empresa.

Foto: Divulgação

E o Oscar vai para…O reconhecimento estratégico da gestão de pessoas.

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat