Como a gentileza pode melhorar o ambiente de trabalho de uma empresa? 

Desde criança aprendemos a usar as “palavras mágicas”, o que nossos pais chamam de educação. Lembra-se disso? Essas palavras são gentilezas sutis, que mostram que nos importamos com a outra pessoa, seja com um desejo de bom dia, seja com um agradecimento.Quando nos tornamos adulto parece que essas palavras e gestos ganham ainda mais força enquanto que, ao mesmo tempo, se tornam cada vez mais raras no nosso dia a dia.

No ambiente de trabalho é comum a gentileza ficar em segundo plano. Às vezes, a gentileza perde lugar para a “pressão”, às vezes para a “competição”, para “alcançar metas”, etc.. Nesse contexto, quem é que lembra de oferecer ajuda ao colega da mesa ao lado? Ou quem agradece a entrega de um relatório? O que te impede de elogiar algo no trabalho do outro? Pra completar o cenário, ainda tem a presssa. Na correria do cotidiano, ninguém agradece, só pede, já notou isso? Há uma tendências das cobranças serem do tipo “direto ao ponto”.

Existe também uma crença de que quanto mais você cresce hierarquicamente no seu trabalho, menos gentil você é. Ainda que suas responsabilidades aumentem e que, consequentemente, seu tempo diminua, você precisa encontrar uma maneira de preservar atos gentis, seja na resposta de um e-mail, seja no convívio com seus funcionários.

Fazer uma gentileza é cuidar da sua relação com alguém, é mostrar que você se importa. Quando você é gentil, por exemplo no trabalho, uma relação é construída com aquela pessoa de maneira que fica muito mais fácil conseguir aquilo que precisa, pois gera reciprocidade. Eu faço por você hoje, amanhã você faz por mim!

Pequenos gestos podem falar muito de você e uma gentileza, por mais sutil que ela seja, faz com que toda a empresa ganhe, desde a relação harmoniosa, até o aumento da produtividade e a vontade de participar daquilo! E claro, o clima de um ambiente de trabalho é um fator determinante para ficar ou sair de uma empresa, então pense se você faz sua parte para contribuir com isso.

Você já fez uma gentileza por aí hoje? 🙂

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat