Pomodoro: uma das técnicas mais poderosas para melhorar a produtividade

O Pomodoro é uma das técnicas de produtividade mais utilizadas para a alta performance e sim, é muito simples. Basta ter o mínimo de disciplina e com o tempo você vai se acostumar. Quando menos esperar, vai ser uma pessoa mais produtiva no trabalho ou até em seus estudos.

A técnica do Pomodoro, que quer dizer tomate, em italiano, foi criada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980 e é baseada em um ‘timer’ de cozinha. Assim, costuma trabalhar em ciclos de 25 minutos. E quer saber da coisa mais legal? Ele possui o formato de um tomate. O nome se justifica pelo fato de Francesco se basear no objeto que trabalha despertando a cada 25 minutos para que as refeições não passem do ponto dentro do forno.

Agora que você já entendeu isso, vamos para o processo. Ele foi desenvolvido para que você tenha 25 minutos de foco total na atividade que está fazendo e intercale com pequenas pausas de 5 minutos.

Vou te ajudar! Vamos imaginar que você vai planilhar as contas da sua empresa. É hora de ligar o seu timer – pode ser um tradicional, o alarme do seu Smarthphone ou o do aplicativo do próprio Pomodoro. A partir dai, você tem 25 minutos exclusivos para focar somente em planilhar as contas da sua empresa (Se você for usar o Smarthphone, deixe em modo avião para evitar distrações).

Plim plim! Quando apitar, você deve dar uma pausa de 5 minutos. Beba uma água, pense na vida ou faça alguma coisa que te de prazer. Esvazie a mente! Pronto. Agora você repete o processo, focando por mais 25 minutos – seja na mesma tarefa ou em um novo projeto.

Entenda que uma mesma tarefa pode ser dividida em etapas. Você vai se acostumar com o tempo e a prática. Assim, saberá como dividir as suas tarefas em ‘’pomodoros’’.

A cada 4 ciclos de ‘’pomodoros’’ você deve realizar uma pausa mais extensa, de 30 minutos.

Basicamente, o que a técnica faz é garantir que você não se distraia em seu tempo de foco.Deixe para checar o e-mail, o WhatsApp e o Facebook nas pausas de 5 minutos. Esse tempo faz bem para a sua mente e organização interna.

No começo, você provavelmente vai sentir uma enorme vontade de checar os seus e-mails, olhar aquela mensagem importante do seu chefe no WhatsApp, ou de ligar para o cliente que você precisa dar um feedback ainda hoje. É preciso se adaptar. Você pode utilizar uma parte dos ciclos para se organizar. Por exemplo, utilize os primeiros 25 minutos de um ciclo para organizar todas as suas tarefas que você se recordou durante a pausa. É assim que você vai adaptando as peculiaridades da sua profissão à técnica.

Está pronto(a) para manipular suas distrações e garantir as entregas? 😉

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

1 Comentário

  1. Avatar Japa disse:

    Vou fazer e dps volto pra falar como foi a experiência por 1 semana 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat