Eneagrama das Personalidades: Você sabe qual é o seu tipo?

O conceito de Tipo do Eneagrama é usado para o autoconhecimento.

O Eneagrama permite que você conheça profundamente sobre seus sentimentos, pensamentos e ações. Entenda porque você faz aquilo do jeito que faz.

Ele te faz compreender como seu inconsciente age para te livrar da dor causada por um trauma, que fixou seu tipo lá na infância.

Quando você entende como você funciona, fica muito mais fácil identificar quais pontos precisam ser alavancados e quais precisam ser desenvolvidos.

Parece uma tarefa fácil, mas identificar em qual tipo você melhor se encaixa não é tão simples assim, isso é um processo.

Para te ajudar a ter esse START no processo de autoconhecimento, vamos falar um pouco sobre cada um dos nove tipos do Eneagrama. Mas antes, vamos entender melhor a técnica?

O que é Eneagrama?

Eneagrama é uma técnica de autoconhecimento representada através de uma mandala de 9 pontas. Cada ponta representa um dos nove tipos de personalidade, desenvolvido e fixado na infância.

A técnica do jeito que é vista hoje, foi elaborada pelo boliviano Oscar Ichazo e o chileno Claudio Naranjo.

Todo mundo tem um tipo principal de personalidade, descoberto através de um processo de autoconhecimento.

Tríades do Eneagrama

A mandala é dividida em três tríades:

  • Motora: 8, 9 e 1 (raiva)
  • Emocional: 2, 3 e 4 (tristeza)
  • Mental: 5, 6 e 7 (medo)

Cada tríade tem uma emoção central e um centro de energia diferente, como contei neste conteúdo aqui.

Calma, sei que parece muita informação! O Eneagrama é composto por muitas outras particularidades, mas de início, é isso que você precisa saber.


Tipos do Eneagrama

Tipo 1 – Perfeição

A pessoa desse tipo é perfeccionista e super responsável. O tipo 1 cobra, muitas vezes essa responsabilidade de pessoas ao redor dele. Num jantar, por exemplo, essas reações seriam demonstradas em frases como “Não está certa a combinação desses utensílios com o tipo de prato que pedi!” e “Não é justo um garçom me deixar tanto tempo esperando para ser atendido!”.

Leia mais sobre ele aqui.

Tipo 2 – Presteza

Ser prestativo é a característica mais forte desse tipo. Pessoas com essa personalidade são solícitas e sempre estão disponíveis a ajudar. No trabalho, é aquele colega que fala “Como eu achei que você fosse precisar de ajuda com os relatórios, já pedi para o financeiro passar as informações que faltavam…”.

Leia mais sobre ele aqui.

Tipo 3 – Performance

Esse tipo é muito apegado à imagem e quer sempre passar uma ideia de sucesso aos outros. Em uma viagem à Paris, por exemplo, não basta tirar uma foto na Torre Eiffel, ele precisa mostrar na rede social que está no restaurante mais famoso da cidade.

Leia mais sobre ele aqui.

Tipo 4 – Profundidade

Pessoas desse tipo estão frequentemente fazendo comparações. O que é bom é aquilo que não está ao alcance delas. Em um jantar, por exemplo, ele pensa “Eu acho que o restaurante ao lado é muito melhor que esse…”. Outra característica desse tipo é a instabilidade emocional.

Leia mais sobre ele aqui.

Tipo 5 – Privacidade

Privacidade é o principal quesito para uma pessoa do tipo 5. No trabalho, é aquele colega que produz melhor sozinho e é muito observador. “Se cada um fizesse a sua parte, tudo funcionaria bem” ou “Ao invés de ir ao restaurante, vamos pedir a comida pelo serviço de entrega” são frases que esse tipo falaria.

Leia mais sobre ele aqui.

Tipo 6 – Precaução

Esse tipo é atento e desconfiado. Numa festa, por exemplo, fariam perguntas parecidas com “Por que está todo mundo me olhando?” e “Tem algum problema com a minha roupa?”. A definição deles é “Melhor prevenir do que remediar!”. Esse é o tipo do ex-presidente Lula.

Leia mais sobre ele aqui.

Tipo 7 – Prazer

A pessoa do tipo 7 é divertida e “faz do limão uma limonada”. Há sempre uma forma de resolver qualquer problema.Tem muitas ideias e está em cargos que precisam usar a criatividade. No trabalho: “Preciso entregar um relatório em 5 minutos e nem comecei a escrever! Mas vou dar um jeito e vai dar tempo!”    

Leia mais sobre ele aqui.

Tipo 8 – Poder

Pessoas práticas e que gostam de ter o controle das situações. Esse é o tipo 8. Eles são diretos, objetivos e impacientes. Pessoas com essa personalidade geralmente estão ligadas a cargos de liderança e são confrontadoras. Uma frase comum desse tipo: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Leia mais sobre ele aqui.

Tipo 9 – Paz

Por fim, pessoas com essa personalidade prezam pelo bem comum e evitam conflitos, são bem “políticas”. Elas tentam sempre entrar em um consenso, para que não exista desentendimentos. Quando está escolhendo um restaurante para o jantar, por exemplo, cede a escolha do outro, apenas para manter a paz.

Leia mais sobre ele aqui.

E agora? Já tem alguma pista de que tipo você seja?

Leia também:

O que são flechas e asas do Eneagrama?

Comunicação e Eneagrama: como os tipos influenciam na prática?

Compartilhe!

Alessandra Tavares
Alessandra Tavares
Graduada em psicologia pela UFSCar e pós graduada em Gestão Estratégica de Empresas pela Unicamp. Certificação Internacional em Coaching, Enneagram Professional Training Program (EPTP), Eneacoaching ®, DISC, Assessment Comportamental (IBC). Atuação em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como Cosan/Raízen e Whirlpool. Especialista em processos de desenvolvimento humano aplicado à diversos contextos.

Os comentários estão encerrados.

WhatsApp chat