Os 9 Tipos de Pais

Hoje é o Dia dos Pais e claro que você já deu um abraço nele ou já fez uma ligação especial. Mas você já parou para pensar na relação de vocês? Às vezes, as pessoas acabam se afastando umas das outras por não saberem como se relacionar ou como lidar com algumas situações. O autoconhecimento é a base para uma boa relação, inclusive com seu pai. Isso porque quando você se conhece, você passa a entender que nem todos a sua volta têm comportamentos iguais ao seus. Por isso, entender como seu pai funciona, pode te ajudar muito a repensar a relação de vocês. Aqui estão os 9 Tipos de Pais, de acordo com o Eneagrama:

 

TIPO 8
Esse é um pai assertivo, prático e valoriza muito a transparência. São pessoas que costumam impor suas vontades e gostam de ter o controle das situações. É aquele tipo de pai mais durão, quem manda na casa. Para pais Tipo 8, pedir desculpas ou se mostrar arrependido por alguma decisão pode ser um desafio. Mas entenda que não é por mal… ele acredita que só os mais fortes irão sobreviver, então se mostrar vulnerável num pedido de desculpas pode representar um risco, mesmo que inconsciente.

 

TIPO 9
Pais deste Tipo buscam a harmonia das relações, fazendo sempre a vontade do outro. Para um pai Tipo 9, é importante ter o consenso na família, por isso sempre evita brigas e conflitos. Passa a imagem daquele pai tranquilo, bonzinho, aquele que não briga com ninguém. Muitas vezes, é difícil saber o que um pai como este pensa e o que ele gosta. Por exemplo, se a família resolve pedir uma pizza, um pai 9 provavelmente dirá algo como “Eu gosto de todos os sabores, o que vocês escolherem está bom”. Como manter a harmonia é muito importante, este pai parece que se anula nas decisões. Mas, não se iluda! Achar que ele não precisa ser considerado já que “tanto faz para ele”, machuca demais esse paizão querido.

 

TIPO 1
Pais desse Tipo gostam que tudo seja feito dentro das regras/valores dele. São aqueles pais que tem um controle de qualidade interno muito grande e acabam ficando muito irritados quando algo não sai como o esperado. Os pais deste Tipo acreditam que o mundo é imperfeito e que, de alguma forma, eles têm uma missão de consertar as coisas, os processos, as pessoas…. consertar tudo, à sua maneira! Ditados populares como “Deus ajuda quem cedo madruga”, fazem muito sentido para estas pessoas que vivem a vida segundo as regras que desenharam para ela. Se você tem um pai Tipo 1, sabe como ele pode ser inflexível quando você faz algo que ele julga como errado. Agora, o que talvez você não sabia é que ele pode estar sendo mais duro com ele mesmo, ao pensar “onde foi que eu errei para ele agir assim”.

 

TIPO 2
Esse é o tipo de pai emotivo, que quer agradar a todos e sempre sabe as necessidades de quem está a sua volta. Isso faz com que ele deixe as necessidades dele de lado e acabe esperando o reconhecimento das pessoas. No fundo, este paizão quer que você também dê atenção a ele e suas necessidades e faça surpresas. O que acha de chegar em casa com o doce preferido dele? Provavelmente, ele vai dizer algo assim “ah, mas não precisava se incomodar”. Assumir que precisa ou deseja que sua família faça algo por ele, é muito difícil para este pai. Porém, não quer dizer que ele não fique imensamente feliz quando isto acontece. Se ele faz as coisas por você, para mostrar o quanto te ama, como você acha que ele vai medir o quanto você o ama?

 

TIPO 3
O pai do Tipo 3 gosta de ser visto como o bem sucedido e costuma ser competitivo. Ele quer ser visto como vitorioso e por isso tem facilidade em focar nas metas dele, sejam metas ligadas à carreira ou a qualquer área da vida. Provavelmente, este é o pai que incentiva os filhos nos esportes, que compete junto e que tem dificuldade em perder. Alguns pais 3 tem um foco muito grande no trabalho e podem ter dificuldades para dividir o tempo entre o pessoal e profissional. Se você tem um pai 3 e já sentiu a falta dele em casa, não caia na armadilha de achar que ele não te ama, ou que ama mais o trabalho que você. No fundo, ele só quer que você tenha orgulho dele e das coisas que ele conquistou. Diga para ele que você o ama, independente do que ele faça ou tenha, ele sempre será seu herói.

 

TIPO 4
Esse é o pai profundo. Conselhos deste pai nunca são simples e diretos, mas te fazem refletir de forma intensa, qualquer que seja a sua tomada de decisão. Por exemplo, na escolha profissional do filho, um pai 4 provavelmente o ajudaria a entender qual das opções faria mais sentido para o seu coração, o que o deixaria mais feliz e realizado, o que tem a ver com sua missão de vida. Por toda essa profundidade, estes pais têm uma grande oscilação no estado emocional: hora estão felizes e amam muito, hora estão tristes e odeiam muito.  Este pai tende a se comparar com os outros e de alguma forma, os outros pais sempre se parecem melhores pais que ele. Faça com que este paizão se sinta único e especial.

 

TIPO 5
É um pai mais quietão, mais na nele. Se o seu pai é um 5, provavelmente você já imaginou que ele não goste de você (assim como sua mãe também deve ter pensado isto). E não tem nada a ver! Esse pai gosta de ficar sozinho e tem muita dificuldade de expressar o que sente. É difícil colocar suas emoções para fora, ele é mais contido, mas isto não quer dizer que em coração ele não sinta um imenso amor pela família. Isto acontece porque ele gasta muita energia na sua cabeça, com seus pensamentos. As decisões deste paizão são tomadas com base em fatos e dados. Então argumentos como “eu quero muito, é o meu sonho”, não costumam convencê-lo. Explique o porquê das coisas – ele adora entender o que está por traz – e você terá mais sucesso!

 

TIPO 6
Desconfiança. Essa é a palavra do pai Tipo 6. É o pai preocupado e que pensa em todas as situações ruins que podem acontecer e para todas elas, ele tem uma solução! Este pai vê o mundo como um lugar perigoso e imagina para o que ele está aqui? Para te defender! É um pais mais ansioso e possivelmente, super protetor. Talvez ele te faça perguntas demais e você pode até achar que ele está desconfiando de você (o que pode mesmo acontecer), mas na verdade, ele só quer garantir sua segurança. É o tipo de pai que tem dificuldade em decidir se você pode ou não ir na festa de um amigo que ele não conhece e sente mais seguro dividindo a responsabilidade da decisão com a sua mãe.

TIPO 7
Sabe aquela pessoa que faz do limão uma limonada? Esse é o pai Tipo 7. Ele é sempre positivo e evita qualquer desprazer ou dor. É o pai que dá bronca? Difícil, hein…? Um dos grandes medos dele é ser visto como o “pai chato” então, ele deixa para a mãe fazer o “serviço sujo”. É um pai que gosta muito de liberdade e odeia quando as coisas caem na rotina, por isso, ele está fazendo sempre coisas diferentes e várias delas ao mesmo tempo. Como são várias coisas, ele tem dificuldade de finalizar: os projetos muitas vezes ficam só na ideia. Um pai 7 estimula o filho a responder a pergunta “o que você vai ser quando crescer” da seguinte forma “o que eu quiser”. Ele acredita que o limite é imposto por você: se você quer, você pode chegar lá.

Você consegue identificar algum desses padrões nos comportamentos do seu pai? Entenda como ele funciona e a relação de vocês vai fluir mais 😉

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat