Os 4 temíveis ladrões do tempo

ladrões-do-tempo

“Não vai dar tempo!”. Essa é uma das frases que a gente mais fala, todos os dias, não é? Tenho certeza que você tem muita coisa para fazer! Mas você já parou para pensar no que tanto faz você perder tempo e chegar ao final do dia sem ter acabado tudo o que precisa? Separei alguns dos principais ladrões do tempo para você! Veja se algum deles está na sua rotina e caso esteja, tente controlá-lo já 😉

Um dos principais ladrões do tempo é a falta de priorização das suas atividades diárias. Organizar uma ordem lógica para realizar suas tarefas é uma ótima maneira de eliminar esse prejuízo no seu dia. Isso porque você consegue visualizar qual delas precisa ser entregue ao final do dia, qual você consegue finalizar mais rápido, qual você depende da entrega de outra pessoa, e por aí vai… Quando essa lista por ordem de importância não é feita, você gasta seu tempo com tarefas que não são tão urgentes ou até mesmo com deveres que nem são seus.

Outro ladrão do seu tempo: as interrupções sem fim. Você já deve ter percebido que começar uma tarefa é preciso quase que um ritual, né? Isso porque você precisa estar concentrado e imerso em um determinado assunto. Agora, pense aí no seu dia a dia: quanta vezes você para o que está fazendo para pensar na resposta a uma pergunta ou para olhar o celular que vibrou? E o e-mail que acabou de chegar na sua caixa de entrada? Isso sem contar nos colegas de escritório que passam na sua mesa para dar aquela descontraída… Cada vez que você tenta voltar para sua atividade, você precisa, novamente, fazer seu ritual de concentração, o que tira mais um pouquinho do seu dia.

Agora vamos falar de reuniões. Elas são sim muito importantes para alinhar um planejamento, resolver questões pendente ou qualquer outra necessidade. A questão é: você precisa realmente estar nelas? Para que essas reuniões não se tornem ladras do seu tempo, que poderia ser gasto finalizando tarefas de maior prioridade, é preciso que você saiba qual sua função nessa reunião e o que você precisa apresentar, seja uma ideia, uma decisão, seja um produto final. Não se deixe levar pelo status de “estar em reunião”… O melhor a fazer é perguntar a pauta do encontro e entender se você pode, realmente, contribuir.

Além desses ladrões do seu tempo, ainda tem o perfeccionismo. Esse é um pouco mais difícil de driblar, já que nem sempre ele é claro, confundindo-se até com qualidade. Para que isso não roube sem tempo, faça um balanço entre a qualidade e seu prazo de entrega. Do que adianta ter um produto perfeito (e olhe lá, porque você nunca vai estar satisfeito) e não acabado. Mais uma coisa! Conte com o bom senso de outra pessoa! Você precisa atingir as expectativas do cliente e não às suas. E lembre-se: Antes feito que perfeito!

Qual desses é o maior ladrão do seu tempo e o que você faz para controlá-lo? 😉

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat