Organização no trabalho: o que ela pode dizer sobre você?

Muitas pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa, não é? Essa realidade está se tornando cada vez mais comum. Com isso, o ambiente profissional ganha a personalidade de quem trabalha lá, portanto, a organização no trabalho acaba dizendo mais sobre a pessoa do que ela imagina. 

Como dito no conteúdo Ambiente de trabalho: como ele pode influenciar na produtividade, o local realmente influencia na rotina, e dentro disso está inclusa a organização.  

Mas antes, o que é um ambiente organizado?  É aquele em que o profissional consegue encontrar tudo que precisa sem grandes dificuldades, se sentindo confortável e, de alguma forma “em casa”. 

Agora que você já sabe melhor sobre o que estamos falando, eu te desafio a refletir: o que a sua organização no ambiente de trabalho está dizendo sobre você? Como ter, manter ou melhorar essa organização? Aqui estão algumas dicas: 

O que sua mesa diz sobre você: 

Pilhas de papéis e livros espalhados 

organização-no-trabalho

Pode dar a impressão de desleixo, falta de habilidade e de organização. 

#dica: pastas e organizadores de mesa são uma ótima alternativa para guardar os papéis.

Bichos de enfeite, plantas ou acessórios infantis  

organização-no-trabalho

Pode representar uma personalidade sensível que, muitas vezes, pode ser confundida com imaturidade. Isso pode prejudicar sua carreira caso queira passar confiança para subir de cargo, por exemplo. 

#dica: objetos que representam sua personalidade são bons para você se sentir bem, mas prefira apenas um, não muitos, de preferência com uma conotação menos infantilizada.  

Porta-retratos com fotos pessoais ou em festas  

organização-no-trabalho

Pode revelar exibicionismo, uma pessoa que só pensa em diversão e não leva muitas coisas a sério.  

#dica: porta-retratos são bons acessórios para sua mesa, mas prefira fotos mais discretas. 


Mesa vazia  

Pode dar a impressão de que você não tem vínculos profundos e não se apropriou do seu ambiente de trabalho, não pretende permanecer lá por muito tempo. 

#dica: deixe a mesa com a sua personalidade, mas sem exageros e com cuidado para não transmitir a mensagem errada. 

É importante lembrar que a sua organização precisa ser coerente com a cultura organizacional (o que é permito ou não pela sua empresa), e acima de tudo, ser funcional. Deixar de fácil acesso o que é primordial, arquivar em pastas o que não é de uso imediato. Além disso, ela deve transmitir quem você é e o que deseja para seu futuro dentro da empresa. Tudo deve ser pensado levando em conta o ambiente em que você trabalha, o tipo de equipe, de segmento etc… Algumas coisas se encaixam em alguns ambientes e outras, não.  

Tente fazer uma autoavaliação e com as suas conclusões, faça um plano de ação. 

Vamos lá?   

Compartilhe!

Alessandra Tavares
Alessandra Tavares
Graduada em psicologia pela UFSCar e pós graduada em Gestão Estratégica de Empresas pela Unicamp. Certificação Internacional em Coaching, Enneagram Professional Training Program (EPTP), Eneacoaching ®, DISC, Assessment Comportamental (IBC). Atuação em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como Cosan/Raízen e Whirlpool. Especialista em processos de desenvolvimento humano aplicado à diversos contextos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat