O que é Flow?

É bem provável que você já tenha tido a experiência do Flow, mas nunca parou para pensar sobre isso. Sabe quando você está fazendo algo e está tão entretido naquilo que não percebe o tempo passar? Se você já teve essa sensação é porque já teve um Flow.

Em português, a palavra Flow significa fluxo e o conceito dessa experiência pode ser entendido com um estado subjetivo que envolve tanto a pessoa que ela esquece até mesmo de suas necessidades básicas, como comer e dormir. É um estado de conexão muito profundo com uma atividade ou com alguém. Sabe aquela pessoa no seu trabalho que quando vocês estão juntos tudo rende mais? Pois é, essa é uma experiência de Flow.

Realizar atividades que você goste e que sejam do seu interesse, aumenta o nível da sua concentração e fica muito mais fácil se envolver naquilo que está fazendo. É por isso que não percebemos o tempo passar. Essa sensação é muito ligada à felicidade, assim, além de fazer as coisas com mais produtividade, o resultado é ainda mais gratificante.

Mas eu nunca tive essa experiência, o que eu faço? O ponto de partida é saber qual o seu propósito e o que te deixa feliz. É importante desenvolver um estado de presença, ou seja, estar com o corpo e com a mente onde você realmente está, no aqui e agora. Isso  é um exercício, já que com essa correria do dia-a-dia, muitas vezes, estamos almoçando com a família, pensando no que responder para o chefe. Estamos ouvindo um amigo pensando no próximo tópico da conversa.

Quando as pessoas conseguem isso, o nível de produtividade delas é muito maior, seja no trabalho, seja no cotidiano.

Agora me diz,você já teve um Flow?

 

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat