{MINISÉRIE ANO NOVO-EQUIPE NOVA} A etapa de Desenvolvimento

Ano novo, equipe nova! Para você começar o ano gerenciando bem sua empresa, a Ellune preparou uma minisérie de conteúdos sobre uma das partes mais importantes dela: o processo de Gestão de Pessoas. Esse processo é composto por cinco etapas, e este conteúdo é a quarta delas, a de desenvolvimento! Você pode ler as outras etapas aqui.

Nesta etapa de Desenvolvimento é a hora de colocar em prática o que foi percebido na etapa de acompanhamento, ou seja, o que, através das reuniões periódicas, foi visto como necessário para melhorar ou aumentar as chances do seu funcionário atingir os objetivos estabelecidos lá na segunda etapa. Sua função como gestor aqui é eliminar qualquer barreira no caminho do seu funcionário, seja técnica, seja comportamental. Como assim, Ale? É… não só a falta de um sistema ou de um equipamento podem ser empecilhos no desenvolvimento e no empenho do seu funcionário. Às vezes, é preciso que seu funcionário desenvolva alguma habilidade ou aprenda uma nova técnica, mas há também quem precise de uma ajudinha, por exemplo, na hora de se comunicar com outros setores da empresa.

Para colocar o plano de retirar essa barreiras em ação, há inúmeras opções, cada qual com seu objetivo e adequando-se a necessidade do seu funcionário. Um treinamento técnico ou um workshop mais rápido, por exemplo, podem levar um conhecimento a mais para seu funcionário, ou até mesmo dar a ele uma experiência mais prática do que ele pode/precisa fazer. Coachings também são boas opções se você precisa acelerar algum resultado ou desenvolver alguma habilidade em seu funcionário… uma liderança, por exemplo.

Aprender na prática e com quem já tem bastante experiência em determinado setor da empresa, pode ser um grande ganho no desenvolvimento do seu funcionário. É dessa maneira que funciona o Mentoring, um processo de mentoria com alguém que já tem anos de experiência e consegue, inclusive, antecipar alguns caminhos. Mas e se seu funcionário precisa de inovação? Nada melhor do que congressos e cursos em que ele possa não só adquirir conhecimento renovado, mas também ter a possibilidade de trocar experiências, ideias e opiniões com outros profissionais, diferentes da convivência diária.

O papel do gestor em estar a par do que é preciso ser desenvolvido é importante não apenas pela parte financeira, já que a empresa terá que investir no seu funcionário, mas também porque ele pode ser de grande ajuda, fazendo uma ponte entre os profissionais que precisam se desenvolver e os que podem contribuir com experiências. De qualquer maneira, esse processo de desenvolvimento também precisa ser acompanhado para entender as melhorias e os resultados que tanto o funcionário, quanto você como gestor, estão tendo como retorno. O que, claro, também é importante ser passado para quem está fazendo tal investimento.

Isso já entra um pouquinho no nosso próximo passo… a etapa de Medição de Resultados. Está anotando tudo por aí? Semana que vem você vai ler a última etapa do ciclo de Gestão de Pessoas! Aguarde o que vem por aí 🙂

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat