By Alessandra Tavares

 Como saber se a equipe precisa ser inovada? Esse é um dos questionamentos que rondam a mente de muitos gestores ao pensar em inovação como estratégia. A resposta é mais simples do que parece: toda equipe precisa ser inovada! 

Mas calma, inovar não significa trocar a equipe, e sim prepara-la para desafios que hoje não existem no dia a dia dela, mas que podem ser o grande diferencial para ela e a empresa sobreviverem no mercado. É fundamental que a organização tenha algumas áreas preparadas para pensar num futuro, porque ele é incerto e será a realidade da empresa.  

Inovação é, de um modo geral, fazer diferente algo que está sendo feito, fazer algo que ainda não está sendo feito ou deixar de fazer algo porque não faz mais sentido. É ter essa percepção agora, pensando, também, lá na frente. 

É importante que a empresa tenha em mente uma coisa: é preciso incentivar que os erros aconteçam, porque sem erro não há inovação e vice-versa. Não errar significa estar estagnado e, algumas organizações instauram a sensação de medo do erro na equipe. Quando se erra, se aprende. Quando se faz coisas diferentes, o risco é maior, mas a chance de ganhar também é muito maior. 

Dito isso, é possível elencar várias estratégias que podem ajudar nessa tarefa de inovação: 

  • Falar com pessoas de outras áreas, empresas e segmentos: esse intercâmbio de informações dá a chance da empresa ver o problema de outro ângulo. É comum achar que o seu negócio é único, mas a maneira como as outras empresas resolvem problemas dá uma chance imensa de conseguir adaptar isso na sua rotina e resolver os seus problemas de uma maneira que a concorrência não consegue.  
  • Trazer parceiros para desenvolver coisas juntos: essa parceria faz com que, de uma forma colaborativa, sejam criadas visões novas, afinal informação compartilhada gera mais possibilidades de resultado. 
  • Informar-se com a área de qualidade: essa área traz muitas ferramentas que, se usadas para desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, podem ajudar a melhorar sua empresa e incentivar a equipe como um todo a pensar fora da caixa.  
  • Usar métodos e técnicas para trabalhar a criatividade: criatividade é uma competência e, como tal, pode ser desenvolvida. Existem pessoas que possuem mais dificuldade, assim como existem pessoas que têm mais facilidade para liderar ou se comunicar. Porém, qualquer pessoa pode melhorar as competências através de métodos, treinos e repetição. Uma técnica que pode ajudar bastante no desenvolvimento de pensamento criativo é a dos “6 chapéus do pensamento”. Ela funciona da seguinte forma: 


A inovação leva tempo, tentativa e erro, mas é fundamental para a empresa, afinal ela ajuda a resolver a causa do problema, ao invés de desperdiçar tempo e dinheiro corrigindo apenas a consequência. 

Está esperando o quê? Inove-se! 😉  

Alessandra Tavares
Alessandra
About Alessandra

Sem comentários

Deixe um comentário

Para enviar seu comentário, por favor preencha corretamente a equação abaixo: *

Inovação: como inserir esta cultura na sua empresa