Férias: dicas para planejar a ausência de um líder

Líder de férias. E agora?

A hora vai chegar. Líderes (Supervisores, Coordenadores, Gerentes) tiram férias. E todo mundo deve estar preparado para o caos não ser instaurado. É possível! O planejamento é necessário, assim como o treino de um sucessor. Quando uma carreira está sendo trilhada, isso é muito comum. As pessoas crescem dentro das empresas a partir de alguém que os ensina e que é treinado para assumir o seu lugar em algum momento. Se eu não preparo ninguém, nunca consigo sair de onde estou. Nem para uma promoção, nem para férias de descanso. Separamos algumas dicas que podem te ajudar bastante nesta tão temida hora…

#Dica 1 – Crie um planejamento antes de sair!

Você tem que ter um planejamento para sair de férias. Seja você quem vai tirar férias ou quem vai aprovar as férias para um líder. É necessário pensar e planejar tudo o que vai ser feito e como vai ser feito.

#Dica 2 – Eleja um substituto!

Se você é o líder que vai tirar férias, você precisa ter alguém para te substituir – pode ser alguém da equipe, um novo líder, um par ou até mesmo seu chefe. Precisa ser alguém que fique no seu lugar, responsável pelas suas atividades e responsabilidades. Você deve treinar e orientar esta pessoa. E não se esqueça de criar uma dinâmica para saber tudo o que foi feito na sua ausência. Assim, você volta por dentro.

#Dica 3 – Prepare o seu substituo!

Na hora de preparar alguém, tenha muito cuidado e ”ensine” tudo com muito carinho. Afinal, é o bom andamento da sua equipe que está em jogo. Antes de sair de férias, delegue tarefas e acompanhe a execução para entender quais outros apoios serão necessários para que seu substituto esteja pronto na sua ausência. Como já diriam alguns inteligentes por aí, ninguém é insubstituível e sim, treinado.

#Dica 4 – Entenda se um novo líder é necessário ou não!

Você precisa parar para pensar sobre o nível de maturidade da sua equipe. Se ela for mais madura, souber caminhar um pouco mais sozinha e trabalhar de maneira produtiva, talvez não seja necessário que um novo líder seja designado.

Agora, se a equipe não é tão madura e precisa de um pouco mais da gestão, talvez seja uma boa ideia nomear um novo líder. É importante que essa pessoa seja empoderada como líder neste período. A equipe deve ser avisada. Neste momento, essa nova figura é quem vai responder pela pessoa que está de férias.

#Dica 5 – Prepare a equipe!

Vamos deixar claro as responsabilidades, atividades, entregas e prazos de cada um. É importante que fique claro quem vai assumir qual projeto e quem vai responder por qual atividade. Além disso, o cuidado para que duas pessoas não se ausentem ao mesmo tempo, deve existir (se isso for impactar o trabalho, é claro).

#Dica 6 – Crie sistemas visuais de gestão de tarefas!

Normalmente, isso funciona muito bem. É possível criar quadros visíveis para toda a equipe e assim, todos sabem o que está sendo feito, por quem está sendo feito e como está o andamento daquela tarefa. Dessa forma, a equipe consegue ter um bom nível de planejamento e comunicação.

#Dica 7 – Crie um canal de comunicação eficaz com a gerencia!

É importante que a equipe se sinta livre para procurar os níveis superiores caso tenha algum problema. E, mesmo sem problemas, a gerencia deve se mostrar presente e aberta para sugestões e considerações. Neste período de ausência do líder, todos se sentem um pouco desamparados e isso pode ajudar a reduzir essa sensação.

Coloque as 7 dicas em prática e nos conte como foi o resultado. Com certeza, realizando tudo isso, as férias de todo mundo serão mais tranquilas.

Boa sorte!

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat