Entenda como o eneagrama pode ajudar a sua empresa

Grandes corporações nacionais e internacionais investem no Eneagrama como alternativa para superar conflitos. Nomes como Editora Abril S.A., PHILIPS, AVON, ITAÚ, Bradesco, VIVO, OI, Unilever, Telefônica, Alpargatas, Yahoo!, Best Buy e Toyota, já utilizaram o processo de autoconhecimento para benefício interno das equipes.

O estudo de Benchmark de melhores práticas entrevistou 39 líderes, de 72 empresas, em 20 países diferentes, e elencou as 10 principais lições aprendidas com a técnica, que foram: comunicação, liderança, equipe, inteligência emocional, coaching, conflitos, feedback, tomada de decisões, vendas e negociações. Outro ponto relevante da pesquisa foi a formação de um ranking com os seis fatores críticos de sucesso adquiridos com o uso do Eneagrama nessas empresas, que foram: necessidades, liderança, tipificação, qualidade, integração e preparação da organização.

Por ser uma técnica que capacita as pessoas a ter um estudo aprofundado da personalidade, muitas empresas usam o Eneagrama como uma ferramenta de desenvolvimento, para conhecer melhor os pontos fortes e fracos da personalidade de cada colaborador, capacidade de liderança, trabalho em equipe, comunicação interna e externa, e relacionamento interpessoal. Na correria do dia a dia, as pessoas não se dão conta que repetem comportamentos para inúmeras situações durante a vida. A ferramenta ajuda a entender isso. Com o autoconhecimento, é possível entender o outro e traçar estratégias para lidar com tudo isso.

Outros métodos utilizados até funcionam em partes, mas não são tão eficientes em relação a esse autoconhecimento. Eles fazem uma análise de quem é a pessoa, mas não mostram como melhorar de maneira integrada e, principalmente, não permitem que ela ajude o outro além de si mesma. Isso que torna essa técnica tão eficaz, porque ele age em diversos pontos da empresa, permitindo que a melhoria seja em equipe, não apenas individual.

Desta forma, o Eneagrama das Personalidades trabalha com os dois lados. O dos líderes, orientando na distribuição de tarefas, motivação, compreensão da necessidade, e o dos funcionários, entendendo a dificuldade de cada colaborador, possibilitando o autoconhecimento dos pontos fortes para ajudar de maneira produtiva com a empresa, e dos pontos fracos que precisam de ajustes.

Além disso, o trabalho em equipe pode melhorar, uma vez que ao compreender a personalidade do outro, fica mais fácil de lidar e ajudar a superar as dificuldades juntos, ao invés de bater de frente com o problema, solucionando-o de forma muito mais eficiente para ambos os lados.

 

 

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat