ENEAMOR – TIPOS NO RELACIONAMENTO

Quando você entende como funciona seu lado emocional, seu relacionamento fica muito mais fácil. Isso porque você tem um autoconhecimento e um autocontrole maior, o que às vezes falta em uma relação. Saber qual é seu Tipo do Eneagrama e também o do seu parceiro, ajuda a saber o que vocês podem esperar um do outro. Ainda que os Tipos sejam baseados nas crenças e nas motivações de cada pessoa, há uma tendência de comportamento de cada um deles.

 

O Eneagrama te ajuda nesse processo de descoberta do que você precisa desenvolver e do que você pode controlar! Nos relacionamentos, os 9 Tipos se comportam mais o menos da seguinte maneira:   

 

TIPO 9

Esse Tipo sempre busca a harmonia entre o casal e por isso é a pessoa que costuma ceder e a não opinar muito na relação. É muito difícil ter uma decisão tomada pelo Tipo 9. Muitas vezes, esse Tipo acaba tornando-se muito parecido com seu companheiro, por querer sempre fazer a vontade do outro.

 

TIPO 8

O Tipo 8 é aquele que entra em um relacionamento para decidir tudo. Por essa tendência a dominar o companheiro, esse Tipo se mostra forte e, muitas vezes, insensível. É complicado para o Tipo 8 mostrar sua fragilidade, por isso, seu companheiro pode ter dificuldade em saber o quanto é amado. Em uma briga, por exemplo, a última palavra sempre é a dele.

 

TIPO 1

É aquela pessoa que busca alguém perfeito e idealizado. Esse alguém precisa acreditar nas mesmas regras, princípios e valores que o Tipo 1. A questão da integridade é muito forte para esse Tipo e as regras são muito importantes. Se alguém quebra a confiança dele, é muito difícil reconquistá-la.

 

TIPO 2

Esse Tipo demonstra seu amor fazendo de tudo para agradar e antecipar as necessidades do companheiro. Ele acaba ficando com as próprias necessidades em segundo plano e por isso, é difícil saber o que fazer para agradá-lo. Alguns problemas podem acontecer pelo excesso desse agrado do Tipo 2. Isso porque ele sempre espera que os outros façam por ele, o que ele faz pelos outros.

 

TIPO 3

O Tipo 3 gosta de ter um relacionamento de sucesso e de que as outras pessoas saibam de como ele é feliz. Normalmente ele se relaciona dando presentes e levando o companheiro em lugares onde ele possa se destacar. É aquela pessoa que tem muita facilidade em focar nas suas metas e consegue se ligar e desligar facilmente de problemas que estão afetando o resultado dessas metas.

 

TIPO 4

Um relacionamento de cinema, com bastante drama é o que busca uma pessoa do Tipo 4. Para ser o companheiro desse Tipo é preciso ter se sacrificado muito. O relacionamento dele é uma história de amor única, diferente de tudo. Esse Tipo demanda muita atenção e energia do parceiro já que todo os eventos da vida precisam ser especiais. Ele faz com que tudo seja único e especial para o companheiro, mas quando isso não acontece de volta, ele não se sente amado ou importante para a pessoa.

 

TIPO 5

Esse Tipo tem dificuldade de entrar em contato com os próprios sentimentos. Geralmente, ele busca um ganho intelectual em um relacionamento, por isso se encanta com a inteligência das pessoas. A grande dificuldade desse Tipo é que ele não expressa o que sente. Eles são mais reservados e preferem programa a dois. O Tipo 5 tem um nível de energia dosado para o que ele tem que fazer.

 

TIPO 6

Esse Tipo é a pessoa desconfiada. Só entra em um relacionamento quando ele duvidar menos (ele nunca vai ter certeza) de que pode ser bom para ele. Em um relacionamento, ele se torna extremamente leal e a previsão acaba sendo feita para evitar o sofrimento do casal. Para este Tipo, a entidade de família é muito importante.

 

TIPO 7

Para este Tipo, todo início de relacionamento é maravilhoso, porque ele se apaixona por tudo que é novo. O Tipo 7 foge da dor e evita qualquer desprazer. Por isso, manter um relacionamento é sempre um desafio. Quando um relacionamento acaba entrando na rotina, ele tem a tendência de se afastar e evitar conversas diretas e difíceis. A liberdade é extremamente importante para este Tipo. Mesmo quando ele escolhe estar com alguém é complicado pois isso significa que ele não estará em outros relacionamentos. E isso não tem a ver com promiscuidade, mas sim com a liberdade.

 

E aí, reconheceu seu parceiro em qual dos Tipos? Entendendo um pouquinho de como ele funciona, o que você pode fazer para melhorar a relação?

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat