Programas de liderança personalizados: como eles ajudam empresas a enfrentar a crise

Muitas empresas estão acostumadas a trabalhar com treinamentos padrão, baseados em melhores práticas de mercado e formulados de maneira generalizada. São serviços que funcionam para algumas empresas, mas para quem busca resultados mais rápidos e efetivos, a personalização é a melhor alternativa. Programas de liderança personalizados desenvolvidos por empresas com esta expertise, como é o caso da Ellune, fazem um diagnóstico bem primoroso para entender qual é o cenário atual, buscam compreender o que o cliente espera desse tipo de serviço e desenham um programa específico para atender todas as necessidades com eficiência e rapidez.

Além de levar em conta os problemas internos da empresa, é fundamental considerar os externos a ela, como o cenário econômico e político em que ela está inserida. Nos últimos anos, as pesquisas apontam que o orçamento para investimentos vem diminuindo e que a área de recursos humanos vem sendo bastante afetada. Em 2017, essa redução se estagnou, e, esse ano, 56% das empresas deve manter o orçamento no mesmo patamar de 2016, enquanto apenas 23% deve ampliar e 21% deve reduzir. É o que consta na Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas 2017, realizada com 65 empresas.

Para 2017, a agenda de RH incluirá ações de treinamento, desenvolvimento, desempenho, carreira e sucessão, cargos e salários, adequação de estrutura organizacional, entre outras, o que é fundamental para o progresso. O desafio será implementar a agenda com orçamento restrito. Mesmo que a tendência seja a redução de custos, o investimento em treinamentos é fundamental nesse contexto caótico. E, dentro desse cenário, o treinamento personalizado se mostra mais estratégico.

Esse investimento é inteligente porque potencializa os resultados, desde que seja um programa bem estruturado e com acompanhamento. Isso garante que a empresa vá fazer com que os líderes transformem conhecimento em prática, e, necessariamente, obtenha um ganho em todos os outros indicadores, porque a liderança que conduz as pessoas para os resultados esperados.

As vantagens para a empresa, ao escolher por esse tipo de treinamento, são o aumento de chances de aplicar e ver o resultado o quanto antes, e conseguir medir esse resultado com mais clareza – já que a problemática foi pré-definida e permite que haja uma comparação de antes de depois.


Os programas de liderança personalizados trabalham com cases que fazem parte da realidade que a empresa vive, ou seja, os exercícios levam em conta situações reais que os líderes estão passando. Com isso, a chance de saírem dali já aplicando e vendo resultado logo na sequência, é muito maior.

E você, já fez algum programa de liderança personalizado, antes? Que tal começar agora?

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat