Como o coaching te ajuda a se comunicar melhor

Você tem medo de falar em público? Calma, porque você não está sozinho! Esse é um dos maiores medos da humanidade e não é de hoje não… Uma pesquisa realizada pelo jornal inglês Sunday Times, divulgada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, em 2013, apontou essa prática como a mais temível em 41% dos 3 mil entrevistados.

Por conta desse medo em se expor, você pode já ter deixado de ganhar visibilidade em uma reunião, de receber uma proposta de trabalho ou até mesmo ter ficado com dúvida em alguma atividade. Mas, uma vez ou outra, todo mundo passa por uma situação em que é preciso se expor, não é? Seja para fazer uma apresentação em público, seja para dar sua opinião em uma reunião.

Se o medo de falar em público for apenas uma dificuldade, é possível que ela seja contornada, com práticas e técnicas. O processo de coaching, por exemplo, pode te ajudar a conseguir, aos poucos, a vencer essa barreira e, claro, a melhorar sua comunicação com o mundo. Mas, ainda que não seja a maioria dos casos, essa dificuldade pode ser patológica: uma fobia, por exemplo. Nessa circunstância, talvez só o processo de coaching não seja o suficiente, por isso, é preciso um trabalho mais aprofundado com um psicólogo, a fim de entender o trauma que originou tal fobia.

Como na maioria dos casos, esse medo não chega a ser patológico, o coaching é uma boa opção para você se livrar dessa agonia. O primeiro passo desse processo é identificar quais as causas do problema, o que está por trás disso, se são crenças, se é devido a alguma situação que você passou em sua vida, etc.. Para cada uma dessas causas, há um caminho mais facilitado a ser seguido, para que passo a passo esse medo seja vencido. Estabelecer metas pequenas, como fazer um pequeno discurso para pessoas próximas, por exemplo, é uma maneira de fazer com que você se exponha e, junto ao profissional, pense em novas estratégias de superação.

Se você já fala em público com certa facilidade, mas gostaria de aprimorar seus discursos, o coaching também é uma boa indicação. Uma dica simples dada nesse processo, por exemplo, é pedir feedbacks. Além disso, treine suas apresentações gravando vídeos, isso aumenta sua percepção ao seu respeito e você percebe quais os pontos a serem melhorados. Prático, né?

Viu como é possível viver sem esse medo de falar em público? 🙂

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat