Como alcançar uma sociedade lucrativa

como-alcançar-uma-sociedade-lucrativa

como-alcançar-uma-sociedade-lucrativa

Se você tem uma empresa ou pensa em abrir uma, já deve ter cogitado, em algum momento, ter um sócio. E aí os pensamentos vão muito longe… “Mas quem seria ideal para ser meu sócio? O Mateus é meu amigo de infância, me conhece melhor que ninguém. Ah, mas tem a Júlia, ela entende muito de marketing. E o Roberto? Poderia dar certo…”. Por todas as possíveis consequências, esta escolha se torna muito difícil. Assim, é preciso pensar e analisar alguns pontos.

Pense numa sociedade como um casamento de sucesso. O motivo da escolha por uma pessoa ao invés de outra precisa ser, necessariamente, pelos princípios e valores que ela carrega. Eles precisam ser os mesmos que o seu. Isso porque vocês precisam querer chegar ao mesmo lugar, ou seja, focar em um objetivo e seguir em uma mesma direção. O erro, muitas vezes, é escolher um sócio (ou um esposa/esposa) apenas por afinidade de comportamento. No caso do Mateus, seu amigo de infância e que te conhece bem, o propósito dele em ter uma empresa seria o mesmo que o seu? Lembre-se que tanto uma empresa quanto um casamento vão muito além do que apenas a convivência do cotidiano.

Quando nem você nem seu sócio sabem qual o propósito da empresa, essa diferença de pensamentos só vai aparecer diante de um problema. Por isso, se ainda não há essa clareza na missão do negócio que você abriu, sente com seu sócio e repense. Isso tem que ir muito além do propósito de vida pessoal de cada uma das partes, precisa ser compartilhado para ser a missão do negócio de vocês.

Outro ponto que merece atenção nesse processo de escolha é ter uma sociedade com pessoas com personalidades muito parecidas. Ué, como assim, Alê? Pare pra pensar na nossa tendência em conviver apenas com quem se parece com a gente. Normalmente é mais difícil trabalhar com quem se posiciona diferente em alguma situação ou que faz coisas diferente de nós. Pessoas muito parecidas em uma sociedade não geram equilíbrio. Em tudo o que você é bom, seu sócio também é. Aquilo que você não domina, ele também não. Você faz um trabalho de um jeito e ele do mesmo modo. Percebe? Alguma área da empresa vai sentir essa falta de equilíbrio. Por isso, pessoas com comportamentos diferentes (e propósitos iguais) podem ser boas opções.

As competências do seu sócio devem ser avaliadas antes de uma oferta de sociedade. Pense, por exemplo, se a Júlia, que, assim como você, sabe muito sobre marketing, seria responsável também pelo financeiro. Analise o que seu sócio traria para o seu negócio, tanto em termos de competência e comportamento, quanto em parcerias e networking.

Depois dessa análise de quem pode ser seu sócio, precisa ser muito bem definido o papel e as responsabilidades de cada um de vocês na empresa. Isso facilita na hora de visualizar um problema e entender quem é o responsável por resolvê-lo. Coopera também com a boa convivência, uma vez que nenhuma das partes precisa ter receio de cobrar algo. Se seu papel na sociedade é administrar uma loja de roupas, por exemplo, e o Roberto é a parte responsável pelo atendimento aos clientes, não será ele quem vai resolver um problema com as contas do local. O papel dele pede que ele seja receptivo, atenda bem ao cliente e consiga vender.

No meio de toda essa sociedade e todos os problemas que surgem durante o dia a dia, ainda tem o principal: o dinheiro. É aí, muitas vezes, que os problemas aparecem. Por isso, a divisão de lucros é um dos principais pontos a serem esclarecidos. É uma empresa que está começando agora? Será uma divisão igualitária? Ou é um negócio já estruturado, com alguns clientes, etc.? Como será a porcentagem de ganho? Qual a perspectiva de ganho com a sociedade?  Tudo isso precisa ser estabelecido e resolvido de maneira justa e confortável para ambas as partes.

Sendo o Mateus, a Júlia ou o Roberto, o imprescindível é que tudo seja bem definido, tanto as funções e a divisão de lucros, quanto o propósito. Só assim, uma sociedade pode ter sucesso! Está pronto para pegar este caminho?

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat