Coaching para escolha profissional

A escolha de uma carreira profissional costuma ser muito difícil para algumas pessoas, principalmente se elas são feitas quando estas pessoas são  muito jovens. Mas você sabia que essa dificuldade também tem bases culturais? Isso acontece porque as pessoas tem a ideia de que o curso escolhido é uma sentença para toda a vida. Você com certeza já pensou isso, né?

De uma forma geral, o próprio mercado atrela o curso à profissão, o que limita alguns caminhos que você poderia seguir na sua vida.

O autoconhecimento é o processo que mais pode te ajudar na sua escolha profissional. Por exemplo: qual é seu propósito de vida? Qual sua missão nessa vida? Saber essas respostas faz com que você perceba que o curso escolhido é só um meio para você atingir um objetivo maior e que talvez existam outros cursos que cheguem neste mesmo propósito.

Ou seja, o curso é apenas um caminho para você realizar sua missão e não o fim. Ao invés de você falar “meu sonho é ser psicóloga”, tente pensar o que você quer fazer na sua vida. “Ale, eu quero ajudar às pessoas a resolverem problemas, serem mais felizes e funcionais, a terem mais ferramentas para lidar com a vida delas..”. Podemos pensar em outras coisas além do curso de psicologia, como terapia ocupacional ou uma formação de coaching. Percebe como é possível desatrelar o curso à profissão? Para cada objetivo maior, há um leque de possibilidades!

Pensando nesse objetivo maior é que algumas opções, como teste de orientação vocacional, podem ser tornar perigosas. Os testes vocacionais são boas ferramentas, porém avaliam quais áreas você tem mais facilidade ou que você tem mais habilidades para compreender, o que não necessariamente está ligado ao seu propósito de vida. Posso te dar um exemplo pessoal: meus testes vocacionais me mostraram minha aptidão com a área de exatas, mas meu propósito sempre foi transformar a vida das pessoas. Hoje sou psicóloga e feliz por conseguir ajudar as pessoas a atingir metas, mas o meu raciocínio lógico é um grande diferencial na minha profissão. Se eu fizesse um curso de exatas, eu não estaria realizando minha missão. Então minha dica é: faça os testes, mas vá além, pensando aonde você quer chegar! 😉

O coaching te ajuda nesse processo de autoconhecimento e faz você entender qual é o seu final, aonde você gostaria de chegar e qual sua proposta de vida. Com ajuda de um profissional, você consegue avaliar alternativas com base nesses princípios!

Se desde cedo você entender seu propósito, mais simples é para você perceber que sua escolha profissional é apenas um caminho para sua realização maior, e não o seu objetivo final. Deu para entender um pouquinho? Boa sorte nesse caminho 🙂

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat