By Alessandra Tavares

Afinal, o que é andragogia? É a ciência que estuda como os adultos aprendem – andros (adultos); gogos (educar). A técnica foi criada em 1833, por Alexander Kapp, mas foi difundida por Malcolm Knowles, apenas em 1970.

Parte-se do princípio de que os adultos aprendem de uma maneira diferente das crianças, porque eles já possuem um conceito formado anteriormente. Diferentemente da pedagogia, na andragogia há uma troca e o facilitador não ensina, ele facilita a conexão dos conceitos. Assim as chances de o indivíduo colocar o aprendizado em prática são muito maiores. Devido a isso, a técnica é muito usada no meio corporativo, através de treinamentos. Neste caso, o participante sai do papel passivo e entra no papel ativo, se tornando protagonista do próprio aprendizado.

O objetivo desses treinamentos é conseguir alguma mudança de comportamento. Mas vale ressaltar que a técnica não serve apenas para treinamentos comportamentais, funciona também para os técnicos. Ao incentivar o participante a pensar, interagir, trazer a experiência para ele, ele começa a perceber que o ensinamento colocado vai ajudá-lo a resolver problemas do dia a dia. Com isso, existe uma propensão muito maior de que ele se aproprie daquele conhecimento e faça uso na rotina.

As empresas que não fazem uso da andragogia, acabam fazendo treinamentos pouco funcionais, que são muito técnicos e difíceis de absorver, ou não exploram a conexão com o dia a dia. Estes treinamentos não geram muito retorno em termos de resultados, além de consumirem tempo e, muitas vezes, demandarem um investimento financeiro.


Isso não acontece apenas no ramo profissional, mas sim no educacional também. A andragogia não é muito utilizada como metodologia de ensino no Brasil em cursos de graduação e pós-graduação, por exemplo. Geralmente é usado o ensino pedagógico (voltado para crianças) e não andragógico, o que acaba tornando ineficiente o aprendizado em muitos casos.

Se há uma técnica para ensinar adultos, porque insistir em usar modelos que os ensine como as crianças? Está a hora de pensar nisso, se o objetivo é atingir resultados. 😉

 

Alessandra Tavares
Alessandra
About Alessandra

Sem comentários

Deixe um comentário

Para enviar seu comentário, por favor preencha corretamente a equação abaixo: *

Andragogia: o que é e como ela pode ajudar sua empresa