5 passos para abrir uma empresa 

Para ser um empreendedor, você precisa tirar suas ideias do papel, né? Mas isso não é tão simples assim…  É um processo que exige paciência não só com alguns detalhes burocráticos, mas também com outros mais práticos. Além de pesquisar a viabilidade de nome e endereço da sua empresa, a Ellune separou alguns outros passos básicos que precisam ser feitos “por trás das câmeras”:

1) Busque um contador de confiança

Este é um profissional imprecindível para sua empresa. É ele quem vai acertar as documentações para a abertura do seu negócio, tudo de maneira legal. Além disso, ele pode te ajudar a montar um cronograma com os pagamentos de impostos, o que costuma ser um caos na vida de um empreendedor menos organizado.

2) Alinhe-se com um advogado

Calma! Ter um advogado por dentro dos seus negócios não implica que você vá ser processado ou tenha que processar alguém. Na verdade, a função dele neste começo de empresa vai ser te auxiliar a elaborar o contrato social e todos os outros documentos que precisam de um amparo jurídico. Isso é muito importante para que fiquem definidas as responsabilidades da empresa, inclusive as trabalhistas.

3) Registre sua marca

Sua ideia empreendedora precisa ser registrada, mesmo que ela ainda pareça pequena e sem grande visibilidade. Além de ter seus direitos garantidos, essa precaução pode evitar uma dor de cabeça de aparecer algum outro negócio com o mesmo nome que a sua marca. Imagina sua empresa já com visibilidade no mercado e precisa trocar de nome?

Atente-se também a ter o nome da sua marca registrado em um domínio na web, pelo menos com informações básicas do seu negócio. Isso dá mais credibilidade a sua imagem.

4) Aposte em um serviço de marketing

O marketing é, na maioria da vezes, deixado de lado pelas empresas. Esse é um grande erro, já que ter esse serviço em um negócio é um diferencial, seja pelo visual, seja pela divulgação da sua imagem. Saiba que apostar nesse setor é investir muito bem na sua empresa!

5) Elabore um planejamento financeiro

Esse é um ponto crucial para o seu negócio prosperar. Um bom planejamento consegue deixar as contas em dia e até mesmo prever alguns gastos a mais em um determinado mês. Além disso, é indicado que você, como empresário, tenha dinheiro no caixa da empresa para pelo menos três meses sem lucro algum.

E aí? O que já foi feito por aí, empreendedor? 😉 Corra atrás do que é preciso e faça acontecer!

 

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat