Eneagrama: tudo sobre os caminhos de desenvolvimento

Pode falar que às vezes é confuso dar de cada com tantos módulos do Eneagrama, né? Pra que tantos? Qual a diferença de um para outro? Agora que descobriu seu tipo, qual é o próximo passo? Isso tudo passa na cabeça de quem começa a se envolver com o Eneagrama! Por isso, resolvi simplificar tudo por aqui!

A primeira coisa que você precisa saber é que a concepção do Eneagrama é um caminho o qual você mesmo traça! São diversas as trilhas, mas é você quem escolhe o que é melhor para você e o que faz mais sentido no momento em que você está vivendo.

Há módulos mais conceituais que se aprofundam mais dentro do Eneagrama e são voltados para o autoconhecimento e para entender o funcionamento, na essência, de cada um, enquanto existem outros módulos mais práticos, para te ajudar na aplicação do Eneagrama.

Eles foram divididos em introdutórios, intermediários e avançados para facilitar seu entendimento, mas confira os pré-requisitos e faça aquele que mais atente suas necessidades no momento:


Módulos Introdutórios

  • Descubra-se: é o módulo do processo de descoberta. Nele trabalhamos os 9 tipos do Eneagrama, os quais são relacionados às crenças e às motivações por trás do seu comportamento. Às vezes, um mesmo comportamento pode indicar um tipo de personalidade totalmente diferente um do outro, de acordo com a essência de cada um.Pré-requisitos: não há
  • Instintos do Eneagrama:  são trabalhados os três instintos – social, sexual e autopreservação – que todos nós possuímos, mas em intensidades diferentes, sendo um dominante, outro secundário e o último reprimido. Nesse módulo trabalhamos os comportamentos mais automáticos que temos no dia a dia, instintivos, por isso ele é tão importante!Pré-requisitos: não há

Módulos Intermediários

  • Relacione-se: este é um módulo mais prático. Nele trabalhamos o autodomínio e o relacionamento interpessoal. Inicialmente desenvolvemos a ideia de que primeiro é necessário estar bem com você mesmo e depois com os outros. Depois, trabalhamos a questão da comunicação e do conflito na relação entre os tipos. É um módulo mais prático porque conseguimos pensar o que e como podemos fazer algumas coisas para termos melhores cuidados e resultados com os outros tipos.Pré-requisitos: ter participado do módulo Descubra-se e saber seu tipo de personalidade no Eneagrama
  • Comunique-se: este é o módulo que une Eneagrama e comunicação. Aqui são explorados os impactos que o seu tipo de personalidade pode ter ao se deparar com o tipo de personalidade do receptor e interferir diretamente na comunicação. Além disso, é analisado o viés de comunicação de cada tipo em situações diárias, como e-mails, imagem corporal, entre outros, e como melhorar cada um desses pontos.Pré-requisitos: ter participado do módulo Descubra-se e saber seu tipo de personalidade no Eneagrama

Módulos Avançados

  • 27 Subtipos do Eneagrama é o módulo de Subtipos. Também é um módulo mais teórico e profundo. Trabalhamos a junção do seu Tipo e do seu Instinto. Isso porque pessoas com comportamentos parecidos, podem ter comportamentos práticos bem diferentes. Entendendo essa junção, chegamos naquele comportamento mais automático possível, no gatilho de cada tipo, que costumam ser as grandes armadilhas de cada uma das pessoas.Pré-requisitos: ter participado do módulo Descubra-se, saber seu tipo de personalidade no Eneagrama e ter participado do módulo Instintos (conhecer a ordem dos seus instintos)
  • Formação de Personalidade: é o Eneakids. Apesar dele ser pratico, ainda é bastante conceitual. O objetivo dele é trabalhar os pais e os professores, a fim de que eles fiquem atentos ao perfil deles e como isso influencia nos pequenos. Para isso, contextualizamos como se da a formação da personalidade dos pequenos, ao mesmo tempo em que mostramos a enorme ligação com o que aconteceu com os adultos quando eles mesmos eram pequenos. Também são feitos alguns exercícios práticos para entendermos o que fazer com as crianças.

    Pré-requisitos:
     ter participado do módulo Descubra-se, saber seu tipo de personalidade no Eneagrama e ter participado do módulo Instintos (conhecer a ordem dos seus instintos)
  • Caminhos de Desenvolvimento: neste módulo são exploradas as diferentes formas de caminhar pela mandala do Eneagrama, através das asas e flechas de cada tipo. Aqui é possível planejar e criar um plano de ação de autodesenvolvimento para você colocar em prática tudo que aprendeu até então com o Eneagrama.

    Pré-requisitos:
     ter participado do módulo Descubra-se, saber seu tipo de personalidade no Eneagrama e ter participado do módulo Instintos (conhecer a ordem dos seus instintos

Qual sua próxima trilha? Vamos caminhar juntos!

Compartilhe!

Redatora Ellune
Redatora Ellune
Este artigo foi produzido por uma de nossas redatoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat